-

DAA0253 - FUND ANTROPOL DA EDUCACAO - Turma: 01 (2025.1)

Tópicos Aulas
Introdução à Antropologia e Educação (10/03/2025 - 31/03/2025)
Conceitos básicos de Antropologia: cultura, sociedade e diversidade. A relação entre Antropologia e Educação. O homem e suas questões existenciais: identidade, alteridade e educação.
   Os ritos corporais entre os Nacirema 
Prezs, Segue, em anexo, texto de nosso encontro hoje (24/04). As perguntas geradoras da discussão foram: 1. O que mais chamou atenção nos rituais dos Nacirema? 2. Por que esses rituais parecem tão estranhos? 3. Como o autor descreve a relação entre corpo, cultura e poder? Para atividade individual em casa, solicitei que cada discente descreva um ritual cotidiano brasileiro (ex.: o cafezinho, o futebol, as festas juninas) usando o mesmo tom "antropológico" e exótico de Miner. Até a próxima aula,
  Você tem cultura - Texto de Damatta 
Prezs. Segue o segundo texto da unidade 1. Atenciosamente,
  Texto sobre Carnavais no Brasil 
Olá pessoas, Segue o texto que estava faltando, sobre Carnavais no Brasil, Boa leitura.
Religião, Ética e Educação (02/04/2025 - 14/04/2025)
Religião e ética como expressões culturais. Catolicismo e Umbanda: sincretismo religioso no Brasil. A influência das religiões na formação ética e moral no contexto educacional.
  Estudo dirigido "Os caminhos para Deus" 
Olá gente, Segue o estudo dirigido para vocês entregarem na próxima aula (14/04). O texto referente (Os caminhos para Deus), vou enviar em outro arquivo. Esse estudo é para guiar a leitura de vocês. Atenciosamente,
  Da_Matta-O_que_faz_Brasil_Brasil-72-79.pdf 
Olá gente, Segue o texto Os caminhos para Deus, para realizarem o estudo dirigido para vocês entregarem na próxima aula (14/04). O Estudo enviei em outro arquivo. Atenciosamente,
Transformações na Organização Familiar (16/04/2025 - 07/05/2025)
A família na sociedade ocidental e brasileira: mudanças históricas e culturais. Impactos das transformações familiares na escola e na educação. Gênero, sexualidade e educação: desafios contemporâneos.
  Roteiro de estudo do texto "Família e Individualidade" 
Olá pessoas, Segue abaixo o roteiro de questões para vocês responderem através da leitura do texto de Sarti "Família e Individualidade". Irei dar o visto na segunda (19/05). 1. Família, Cultura e Educação a) Como Cynthia Sarti define a relação entre natureza e cultura no contexto familiar? Qual a importância dessa discussão para a educação? b) Explique a contribuição de Lévi-Strauss para a "desnaturalização" da família. Como essa perspectiva impacta a visão da escola sobre as estruturas familiares? c) Por que a autora critica a análise da família apenas pela lógica prática (econômica/funcional)? Qual o papel da dimensão simbólica nas relações familiares e na socialização das crianças? 2. Transformações Contemporâneas da Família a) Quais são as principais mudanças nas relações familiares destacadas no texto? Como a individualidade e a perda da tradição afetam essas relações? b) Discuta o papel das mulheres nas transformações familiares modernas, especialmente a partir do controle da reprodução. Como isso se relaciona com a educação de gênero? c) Segundo Giddens (citado no texto), por que a angústia da escolha é um fenômeno moderno? Como a escola pode ajudar crianças e jovens a lidar com essa questão? 3. Autoridade, Autonomia e Socialização a) Compare os conceitos de moral autônoma (Piaget) e moral heterônoma. Como a família e a escola podem promover a autonomia moral? b) A autora menciona que a autoridade tradicional na família está em crise. Quais são os desafios de equilibrar hierarquia e igualdade no processo educativo? c) Como a psicanálise (via Giddens) explica o comportamento compulsivo nas relações familiares? Que paralelos podem ser traçados com a educação contemporânea? 4. Desigualdades Sociais e Família a) Por que a autora afirma que os pobres urbanos têm menos acesso à individualidade moderna? Como essa realidade impacta a educação pública? b) Analise a crítica de Sarti à ideia de que a família pobre age apenas por "estratégias de sobrevivência". Qual a importância de considerar sua dimensão simbólica? c) Como a escola pode mediar a tensão entre tradição e modernidade em comunidades periféricas? 5. Educação e Projetos de Vida a) O texto fala da democratização da vida cotidiana. Como a escola pode ser um espaço para exercitar a autonomia e a reciprocidade igualitária? b) Qual a relação entre as transformações da intimidade (Giddens) e a formação de cidadãos críticos? c) Quais são os "ganhos e perdas" das mudanças familiares modernas, segundo a autora? Como a pedagogia pode responder a esses desafios? Questões para Reflexão Crítica 1. O texto menciona que a família é um "universo de relações diferenciadas". Como a escola pode respeitar essa diversidade sem reforçar estereótipos? 2. É possível conciliar individualidade e coletividade no ambiente escolar? Dê exemplos práticos. 3. Como os estudos antropológicos sobre família podem ajudar professores a entender conflitos envolvendo autoridade, gênero e gerações em sala de aula?
Cotidiano e Relações de Poder no Brasil (12/05/2025 - 28/05/2025)
Poder, hierarquia e desigualdades sociais. Educação e relações de poder: o papel da escola na reprodução ou transformação social. Racismo, discriminação e exclusão no contexto educacional.
Cultura Nacional e Cultura Globalizada (02/06/2025 - 02/07/2025)
A construção da cultura nacional brasileira. Globalização e seus impactos na cultura e na educação. O homem global: desafios para a educação no século XXI.
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
12 17 19 24 26 31 02 07 09 14 16 23 28 05 07 12 14 19 21 26 28 02 04 09 11 16 23 02
1 2025907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2025907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 4
3 2025903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
4 2025907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2025903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 6
6 2025906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 4
7 2025903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
8 2025907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2
9 2025907**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
10 2025907**** 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 8
11 2025903**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 6
12 2025903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 2025903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2
14 2024904**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
15 2025903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
16 2025903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
17 2025907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2
18 2025907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 6
19 2025903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2025907**** 2 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 1 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 41
21 2025907**** 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
22 2025907**** 2 2 2 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 32
23 2025903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2025907**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 46
25 2025907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 6
26 2025903**** 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 10
27 2025907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2
28 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2
29 2025907**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
30 2025907**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
31 2025903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
32 2025907**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
33 2025903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 8
34 2025903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 10
35 2025907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2
36 2025907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 8
37 2025907**** 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 12
38 2025907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 2025903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 4
40 2025903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
41 2025903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
42 2025907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2
43 2025907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
44 2025907**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 6
45 2025903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2
46 2025907**** 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
47 2025903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 6
48 2025907**** 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
49 2025903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
50 2025903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 6
51 2025906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2025906**** 9,8 10,0 10,0 9.9 2 AM
2 2025903**** 9,0 9,0 10,0 9.3 6 AM
3 2025903**** 9,5 10,0 10,0 9.8 4 AM
4 2025907**** 9,5 10,0 10,0 9.8 8 AM
5 2025903**** 8,5 10,0 10,0 9.5 6 AM
6 2025907**** 9,5 10,0 10,0 9.8 8 AM
7 2025903**** 10,0 10,0 8,5 9.5 2 AM
8 2025907**** 8,8 10,0 10,0 9.6 6 AM
9 2025907**** 6,0 10,0 10,0 8.7 0 AM
10 2025907**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
11 2025903**** 9,5 10,0 10,0 9.8 2 AM
12 2025903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2025903**** 9,8 10,0 10,0 9.9 4 AM
14 2025907**** 6,5 10,0 10,0 8.8 0 AM
15 2025907**** 9,0 7,3 10,0 8.8 12 AM
16 2025907**** 8,0 10,0 10,0 9.3 8 AM
17 2025907**** 5,5 10,0 10,0 8.5 2 AM
18 2025903**** 9,5 10,0 10,0 9.8 10 AM
19 2025903**** 8,5 9,0 8,5 8.7 8 AM
20 2025907**** 9,0 10,0 10,0 9.7 4 AM
21 2025903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
22 2025907**** 7,5 10,0 10,0 9.2 4 AM
23 2025907**** 4,5 10,0 10,0 8.2 4 AM
24 2021900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
25 2025907**** 9,5 10,0 10,0 9.8 2 AM
26 2025903**** 9,8 9,0 10,0 9.6 10 AM
27 2025907**** 9,5 8,3 10,0 9.3 6 AM
28 2025907**** 0,0 0,0 0,0 0.0 46 RF
29 2025903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
30 2025907**** 8,5 0,0 0,0 2.8 32 RF
31 2025907**** 6,5 10,0 10,0 8.8 6 AM
32 2025907**** 0,0 0,0 0,0 0.0 41 RF
33 2025903**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
34 2025907**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
35 2025907**** 9,7 10,0 10,0 9.9 2 AM
36 2025903**** 9,5 10,0 10,0 9.8 2 AM
37 2025903**** 10,0 10,0 8,5 9.5 2 AM
38 2024904**** 9,0 9,3 10,0 9.4 6 AM
39 2025903**** 9,5 10,0 10,0 9.8 2 AM
40 2025903**** 9,5 10,0 10,0 9.8 4 AM
41 2025903**** 9,5 10,0 8,5 9.3 6 AM
42 2025907**** 9,5 10,0 10,0 9.8 8 AM
43 2025907**** 10,0 8,5 8,5 9.0 6 AM
44 2025907**** 5,0 10,0 10,0 8.3 2 AM
45 2025903**** 9,5 10,0 10,0 9.8 2 AM
46 2025906**** 9,0 10,0 10,0 9.7 4 AM
47 2025903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
48 2025907**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
49 2025903**** 9,5 10,0 10,0 9.8 2 AM
50 2025907**** 9,5 10,0 10,0 9.8 4 AM
51 2025907**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas e dialogadas.<br /><br /> Leituras e discussões de textos teóricos.<br /><br /> Análise de casos e situações concretas do cotidiano educacional.<br /><br /> Trabalhos em grupo e seminários temáticos.<br /><br /> Utilização de recursos audiovisuais (documentários, filmes, podcasts).<br /><br /> Pesquisas e atividades práticas relacionadas ao contexto escolar.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Participação nas aulas e atividades em grupo.<br /><br /> Elaboração de resenhas críticas e ensaios.<br /><br /> Prova escrita individual.<br /><br /> Trabalho final: elaboração de um projeto de intervenção pedagógica que contemple os fundamentos antropológicos discutidos ao longo do curso.
Horário de atendimento: 9-10
Bibliografia: DA MATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1984.<br /><br /> GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.<br /><br /> LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.<br /><br /> MINER, Horacer. Os ritos corporais entre os Nacirema. In: ROONEY, A.K.; VORE, P.L. de (Org.). You and the others: Readings in Introductory Anthropology. Cambridge: Erlich, 1976. p.01 – 06.<br /><br /> VELHO, Gilberto. Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/03/2025
31/03/2025
Introdução à Antropologia e Educação
02/04/2025
14/04/2025
Religião, Ética e Educação
16/04/2025
07/05/2025
Transformações na Organização Familiar
12/05/2025
28/05/2025
Cotidiano e Relações de Poder no Brasil
02/06/2025
02/07/2025
Cultura Nacional e Cultura Globalizada
Avaliações
Data Descrição
28/04/2025 1ª Avaliação
26/05/2025 2ª Avaliação
30/06/2025 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
ROTEIRO DE ENTREVISTA A SER REALIZADO COM PROFESSORES/AS 16/06/2025
Estudo dirigido_ Infâncias e as marcas de gênero, raça e classe [Parte da atividade final da disciplina] 11/06/2025
Atividade avaliativa: Estudos de casos sobre Educação e Família 28/05/2025
Atividade avaliativa: Estudos de casos sobre Educação e Família 28/05/2025
Lista com os grupos dos seminários sobre religiões 23/04/2025
Prova escrita 30/04. 23/04/2025
Lembrete de atividades a serem entregues 23/04/2025 18/04/2025

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1491 16/12/2025 00:36