|
Descrição |
|
|
-
ARI PEREIRA DE ARAÚJO NETO
-
Prevalência da infecção por Papilomavirus humano em carcinomas prostáticos de pacientes do Estado do Piauí, Nordeste do Brasil
-
Orientador : GIOVANNY REBOUCAS PINTO
-
Data: 18/12/2013
-
Mostrar Resumo
-
O câncer de próstata é uma das neoplasias mais frequentes no mundo, sendo a que mais acomete a população masculina. No Estado do Piauí, o câncer de próstata é a neoplasia mais incidente com taxas estimadas de 43,5 por 100.000 para todo o Estado e de 49,2 por 100.000 para a capital Teresina. Apesar de sua alta morbi-mortalidade, a etiologia do câncer de próstata permanece ainda desconhecida. Supostos fatores de risco, tais como variações genômicas polimórficas, perturbação na síntese de hormônios andrógenos, dieta, atividade física, obesidade, etnia, história familiar e comportamento sexual têm sido implicados na etiologia do câncer de próstata, no entanto o papel definido de cada fator permanece desconhecido. Processos inflamatórios estão relacionados com a etiologia de vários tipos de tumores e a inflamação da próstata, em particular, tem sido associado com o desenvolvimento e progressão do câncer neste órgão. A infecção por papilomavírus humano (HPV) é a mais frequente contaminação sexualmente transmissível e está associada com lesões benignas e malignas do trato anogenital feminino e masculino, no entanto, o possível papel do HPV na carcinogênese da próstata é um tema de grande controvérsia. Portanto, neste estudo objetivou-se avaliar a prevalência de infecções por HPV em carcinoma de próstata de pacientes do Estado do Piauí, Nordeste do Brasil. Este estudo incluiu amostras de tecidos congelados de 104 carcinomas da próstata primários. HPV-DNA foi purificado e, em seguida, amplificado através MY09/11 e GP5+/GP6+, conjuntos de primers não degeneradas que detecta uma ampla gama de tipos de HPV, e o conjunto de primers específicos para as regiões E6 e E7 de HPV, a fim de detectar o HPV 16. Foi detectada uma prevalência nula de HPV-DNA em amostras de carcinomas da próstata de pacientes de Estado do Piauí. Assim, não encontramos nenhuma evidência para apoiar a hipótese de que a infecção pelo HPV está relacionada ao desenvolvimento de câncer de próstata na população estudada.
|
|
|
-
YURI DIAS MACEDO CAMPELO
-
SINERGISMO ENTRE O ALCALOIDE EPIISOPILOTURINA, AMIDA PIPLARTINA E PRAZIQUANTE CONTRA O PARASITA Schistosoma mansoni.
-
Orientador : JOSE ROBERTO DE SOUZA DE ALMEIDA LEITE
-
Data: 13/12/2013
-
Mostrar Resumo
-
A esquistossomose é considerada um problema de saúde pública no mundo. Atualmente o praziquantel é a única droga utilizada no tratamento desta patologia e este medicamento vem apresentando resistência devido ao seu uso extensivo. Sinergismo ente drogas é uma estratégia importante para o tratamento de várias infecções, aumentando a eficácia, diminuindo a resistência e a toxicidade. Este estudo avaliou a atividade in vitro da interação entre o alcaloide epiisopiloturina, a amida piplartina e a droga de referência praziquantel contra vermes machos adultos de Schistosoma mansoni com 49 dias de idade. Foram calculados os valores de LC50 e LC100 para o alcaloide epiisopiloturina, amida piplartina e praziquantel contra o parasita S. mansoni. Combinações entre epiisopiloturina/piplartina/praziquantel mostrou atividade sinérgica contra vermes adultos do parasita, com índice de combinação (IC) a partir de 0,42. Foram observadas alterações tegumentares com estas combinações com a utilização do microscópio confocal a laser. O sinergismo entre estes farmoquímicos e o praziquantel apresentou melhor resultado do que estas utilizadas isoladamente. A interação entre epiisopiloturina/piplartina diminuiu a toxicidade em células de mamíferos VERO MDCK e L929. Estes são os primeiros estudos de sinergismo entre epiisopiloturina, piplartina e praziquantel contra S. mansoni, com isto estudos in vivo são necessários para verificar o mecanismo de ação da atividade esquistossomicida resultante destas interações.
|
|
|
|
|
|
-
FRANCISCO MARCELINO ALMEIDA DE ARAÚJO
-
Propriedades Anticorrosivas do extrato rico em alcalóides produzido a partir do resíduo da cadeia produtiva do jaborandi (Pilocarpus microphylus Staff).
-
Orientador : JOSE ROBERTO DE SOUZA DE ALMEIDA LEITE
-
Data: 20/08/2013
-
Mostrar Resumo
-
Os custos anuais relacionados à corrosão e prevenção de corrosão tem sido responsável por constituir uma parte significante do Produto Interno Bruto nomundo ocidental. Em adição aos custos econômicos e atrasos tecnológicos, a cor- rosão pode conduzir a falhas estruturais que tem consequências dramáticas paraseres humanos e ao meio ambiente.
Neste contexto observa-se a necessidade de desenvolvimento constante da tecnologia de revestimentos. Além da composiçãodo revestimento, que consiste de ligantes, pigmentos, solventes, extensores e aditivos; desempenho e durabilidade dos revestimentos anticorrosivos depende devários parâmetros diferentes, tal como o tipo de substrato, pré-tratamento do substrato, espessura do revestimento, adesão entre o substrato e o revestimento, bem como vários parâmetros ambientais externos. A busca por produtos naturais aplicados em revestimentos anticorrosivos tem sido de grande importância industrial, umadas vantagens é o menor consumo de energia na sua produção comparado à produção de componentes sintéticos. Extratos de plantas são vistos como uma fonte ricade componentes químicos sintetizados naturalmente que podem ser extraídos por pro- cedimentos simples e de baixo custo. As substâncias podem ser do tipo alcaloidescomo quinina, estricnina e nicotina que foram estudados como inibidores de cor- rosão em meios ácidos. Devido a aplicabilidade de compostos nitrogenados comatividade anticorrosiva neste trabalho utiliza-se extrato rico em alcaloides da folha do jaborandi, tendo como alcaloide majoritário a epiisopiloturina utilizados comoprotetores da corrosão. O trabalho envolve a formação de filmes sobre substrato de aço 1020, que foram previamente polidos com uma sequencia de lixas (no 180 a 1200). Essas peças foram submetidas a ensaios de corrosão acelerado, por análise de polarização em meio salino e medidas de impedância. Os filmes obtidos sobre o aço 1020 apresentam boa aderência e uniformidade. As chapas cobertas com filmes do extrato mostraram-se resistente à corrosão em ambiente salino. A avaliação dopotencial anticorrosivo do extrato foi efetuada por análise de potencial de circuito aberto seguido de polarização em torno deste potencial e por análise de impedância. Os dados serão analisados por curvas de Tafel e montagem de circuitos equivalentes.
|
|
|
-
ANDERSON PASSOS DE ARAGÃO
-
Otimização de síntese verde de Nanopartículas de Prata utilizando Redes Neurais Artificiais.
-
Orientador : DURCILENE ALVES DA SILVA
-
Data: 03/04/2013
-
Mostrar Resumo
-
Modelos computacionais como as Redes Neurais Artificiais (RNAs) possuem a capacidade de simular o cérebro humano, sua capacidade de processamento de dados, aprendizado e generalização do conhecimento. Por esse motivo, as RNAs podem ser empregadas em aplicações das mais diversas. Neste trabalho este modelo computacional foi aplicado para otimização de Síntese Verde de Nanopartículas de Prata (AgNPs) utilizando como agente redutor e agente estabilizante um polissacarídeo extraído de uma alga vermelha presente no litoral piauiense. Quatro parâmetros experimentais foram analisados, a concentração do polissacarídeo, pH do meio reacional, temperatura e tempo de reação. A formação de nanopartículas de prata foi monitorada por medidas de espectrometria na região do UV-visível e as mesmas caracterizadas quanto ao tamanho e potencial zeta por meio de medidas de espalhamento de luz dinâmico. Foram empregadas as redes neurais do tipos Percetrons Multi Camadas (MLP Multi-Layer Perceptrons) com algoritmo de treinamento Backpropagation (BP) para a predição de tamanho das AgNPs sintetizadas. Os resultados obtidos mostram que a RNAs podem ser empregadas de forma eficiente na predição do tamanho da nanopartículas.
|
|
|
-
ERYKA OLIVEIRA DE ANDRADES
-
Potencial antioxidante das sementes e casca do fruto da espécie botânica Sicana odorifera (Vell.) Naudin.
-
Orientador : PEDRO SANCHES DOS REIS
-
Data: 28/03/2013
-
Mostrar Resumo
-
Os compostos fenólicos presentes nas frutas são capazes de neutralizar os radicais livres prevenindo o surgimento de várias patologias associadas ao estresse oxidativo. O objetivo do presente trabalho foi identificar e quantificar os compostos fenólicos bem como avaliar o potencial antioxidante da semente e casca fruto da espécie botânica Sicana odorifera (Vell) Naudin, pertencente à família Curcubitaceae. Foram obtidos de forma independente os extratos aquosos, acetônico e metanólico dos pós da semente e casca do melão. Todos os extratos foram avaliados quanto à capacidade antioxidante in vitro através do teste ABTS•+ (radical 2,2´- azinobis(3-etilbenzotiazolina-6-ácido sulfônico) , DPPH• ( radical 1,1-difenil-2-picrilidrazil) e Rancimat. Para identificar e quantificar os compostos fenólicos os extratos foram avaliados por CLAE. Todos os testes foram submetidos a analise de variância (ANOVA) e teste de Tukey ao nível a 5% de probabilidade (p˂0,05), utilizando o programa estatístico o software ASSISTAT versão 7.8 beta (2012). O extrato acetônico da casca e semente apresentaram o maior conteúdo de fenólicos e apresentando o menor valor o extrato metanólico da casca. A atividade antioxidante pelo teste ABTS•+ todos os extratos casca apresentaram maior atividade que os extratos da semente. Quanto ao teste DPPH todos os extratos da casca tiveram a atividade antioxidante mensurada, tendo melhor atividade o extrato metanólico ( EC50 = 63.29 µg/mL, quanto aos extratos da semente apenas o extrato metanólico apresentou atividade pelo teste. Na avaliação da estabilidade oxidativa pelo teste Rancimat todos os extratos não mostraram variação do fator de proteção quanto as concentração utilizadas (100ppm e 200ppm). Através da análise por CLAE foi possível identificar e quantificar a catequina (0,002g/g) apenas no extrato aquoso da semente.
|
|
|
-
THAYSON RODRIGUES LOPES
-
ANÁLISE DO PERFIL GENÉTICO DA POPULAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ POR MARCADORES INFORMATIVOS DE ANCESTRALIDADE.
-
Orientador : FRANCE KEIKO NASCIMENTO YOSHIOKA
-
Data: 27/03/2013
-
Mostrar Resumo
-
A utilização dos marcadores em estudos de genética populacional possibilita revelar a contribuição dos diferentes grupos étnicos que influenciaram na formação de uma determinada população. A migração de diferentes povos para o continente americano é um dos fatores evolutivos que mais contribui na diferenciação genética entre populações. No Brasil, as três principais subpopulações que influenciaram na sua constituição foram os indígenas, nativos da terra, o negro africano, na condição de escravo e o colonizador europeu. No Estado do Piauí, até o presente estudo, esse tipo de análise ainda não tinha sido realizado. Com a utilização de 46 marcadores informativos de ancestralidade do tipo inserção-deleção (INDEL), foi verificada que a constituição genética do Estado apresentou uma expressiva contribuição européia (60%), sequida da africana (21,5%) e, em menor proporção, indígena (18,5%), corroborando com o processo de colonização do territorio piauiense. As análises individuais das quatro mesorregiões do Estado mostraram resultados concordantes com a análise global, sendo que a Mesorregião Norte apresentou 58,2% de contribuição européia, 20,5% de africana e 20,7% indígena; a Mesorregião Centro-Norte apresentou 56,7% de europeu, 24,0% de africano e 19,3% indígena. Dentre as quatro, a Mesorregião Sudeste apresentou a maior contribuição européia (63,0%), seguida da africana (21,3%) e indígena (15,7%) e a Mesorregião Sudoeste com 56,8% de contribuição européia, 23,3% de africana e 19,9% de indígena. Os resultados de AMOVA desmostraram que 82,25% de toda a variação genética encontrada entre a população do Piauí e as populações parentais e outras populações miscigenadas, que fizeram uso dos mesmos marcadores INDEL, está dentro das populações e apenas 17,75% entre as populações. A subestruturação populacional também foi confirmada pela análise de Fst onde a população do Piauí é geneticamente mais próxima da população de Belém e Macapá e mais distantes das parentais africanas e indígenas. Além disso, o uso do conjunto de marcadores usado no presente estudo foi avaliado na medicina legal onde ele se mostrou mais eficiente do que um kit STR, usualmente aplicado em casos forenses, quando se amplificou DNA degradado em baixas concenstrações além de seu uma ferramenta complementar em testes de paternidade.
|
|
|
-
EDMILSON DE SOUZA RAMOS NETO
-
Estudo de associação dos polimorfismos 3'UTR VNTR do gene SLC6A3 e A-1438G e T102C do gene 5HT2A e tabagismo em uma amostra populacional no município de Parnaíba-PI.
-
Orientador : FABIO JOSE NASCIMENTO MOTTA
-
Data: 26/03/2013
-
Mostrar Resumo
-
O tabagismo representa uma das causas mais prevalente de morbidade e mortalidade. Estudos tem apontado uma forte relação entre o comportamento tabagista e o componente genético. Polimorfismos genéticos na via dopaminérgica, a exemplo do 3’UTR VNTR do gene transportador de dopamina (SLC6A3), e serotoninérgica, tais como os polimorfismos A -1438G e T102C do gene receptor de serotonina (5HT2A) foram relacionados ao hábito tabagista. O objetivo deste estudo foi observar a prevalência e investigar a associação destes polimorfismos com o uso do tabaco na população parnaibana - PI. Foram analisados 135 não fumantes e 135 fumantes pela técnica de PCR-RFLP. A distribuição das frequências genotípicas e alélicas e a associação dos polimorfismos e o fenótipo tabagista foram avaliados pelos testes do qui-quadrado (X2), exato de Fisher e odds ratio (OR) com um intervalo de confiança de 95%. Foi possível observar diferenças na distribuição dos genótipos e dos alelos entre controles e fumantes para o polimorfismo 3’UTR VNTR do gene SLC6A3 (p= 0,01), diferentemente dos SNPs A-1438G (p= 0,80) e T102C (p=0,35). A estratificação dos genótipos de acordo com algumas características do hábito, para ambos os polimorfismos do gene 5HT2A, mostraram associação significativa para frequência do hábito (A/G: p=0,02; OR= 6,87, 95%IC 1,23-38,31, p=0,04; A/G+G/G: p= 0,04; OR= 3,67, 95%IC 1,06-12,75, p= 0,07) e para o grau de dependência leve a nicotina (A/G: p=0,02; OR= 3,28, 95%IC 1,17-9,18, p=0,04; A/G+G/G: p= 0,04; OR= 2,81, 95% IC 1,13-6,99, p= 0,04; T/C: p=0,03; OR= 3,12, 95%IC 1,13-8,57, p=0,04; T/C+C/C: p= 0,02; OR= 3,06, 95% IC 1,22-7,70, p= 0,02). Por outro lado não se observou o mesmo para o polimorfismo do gene SLC6A3. Desta maneira, os dados sugerem uma contribuição do polimorfismo do gene SL6CA3 para iniciação do hábito tabagista e uma colaboração dos SNPs do gene 5HT2A na manutenção do hábito tabagista.
|
|
|
-
JEFFERSON ALMEIDA ROCHA
-
VARIABILIDADE GENÉTICA E AVALIAÇÃO ANTIBACTERIANA E ANTI-SCHISTOSOMA DOS ALCALOIDES PILOSINA, EPIISOPILOSINA, ISOPILOSINA E MACAUBINA DE JABORANDI (Pilocarpus microphyllus Stapf ex Wardlew).
-
Orientador : IVANILZA MOREIRA DE ANDRADE
-
Data: 26/03/2013
-
Mostrar Resumo
-
Pilocarpus microphyllus Stapf ex Wardlew., conhecida popularmente como jaborandi, caracteriza-se pelo hábito arbustivo, folhas compostas e flores pequenas arranjadas em racemos. A planta é originária do Norte e Nordeste do Brasil, ocorrendo ao leste do estado do Pará, oeste e norte do Maranhão e norte do Piauí. Trata-se de uma espécie de grande interesse econômico, da qual é extraído o seu principal alcaloide, pilocarpina, utilizado no tratamento da xerostomia e glaucoma. Embora bastante utilizada na indústria, pouco se sabe sobre a diversidade genética desta espécie em seu habitat natural. Além disso, outros alcaloides como pilosina, isopilosina, epiisopilosina e macaubina, também presentes no jaborandi, têm sido purificados, mas com poucas propriedades farmacológicas descritas. Objetivou-se, realizar um estudo de diversidade genética de populações de jaborandi (Pilocarpus microphyllus Stapf ex Wardlew.) em seu habitat natural e avaliar a atividade antibacteriana dos alcaloides pilosina, isopilosina, epiisopilosina e macaubina. Para as análises foram coletadas o total de 125 indivíduos em cinco populações. Foram selecionados 48 primers e cinco destes (UBC 807, UBC 810, UBC 812, UBC 825 e UBC 856) utilizados no estudo de variabilidade genética. Os dados populacionais foram analisados, através de métodos Bayesianos (Structure), de Componentes Principais (PCO) e agrupamento da PCO (PCO-MC) para os dados genéticos. Para medir a atividade antibacteriana dos alcaloides utilizou-se a técnica de concentração inibitória mínima (CIM) contra 3 linhagens bacterianas Gram-negativas e 3 Gram-positivas. Para atividade anti-Schistosoma, fez-se o estudo in vitro dos alcaloides e o tempo de sobrevivência de vermes adultos de Schistosoma mansoni, além disso, examinou-se alterações no tegumento por meio de microscopia confocal. Foram reconhecidos quatro grupos genéticos, assim formados nas cidades: Luzilândia (PI), Parauapebas (PA), Mata Roma (MA) e Parnaíba e Matias Olímpio, ambos no Piauí. A população que apresentou maior diversidade intrapopulacional foi a de Parnaíba (>85.08%) e a de menor diversidade foi a de Luzilândia (42%). Quanto à atividade antibacteriana, os alcaloides pilosina e epiisopilosina apresentaram CIM de 800µg, principalmente contra bactérias Gram-positivas, sendo pouco ativas, já os alcaloides isopilosina e macaubina foram inativos até esta concentração. Para a atividade anti-helmítica o alcaloide epiisopilosina foi a que apresentou melhor atividade schistosomicida na concentração de 3.125 µg/mL e na concentração 1,5625µg/mL manteve os vermes machos e fêmeas separados, impedindo o processo de acasalamento e oviposição, além da redução de atividade motora e alterações do tegumento. Os outros alcaloides tiveram um menor efeito.
|
|
|
-
ALLINE FREITAS DE SOUZA GAUDIE LEY
-
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E DE UTILIZAÇÃO DE ANTIBIÓTICOS E MEDICAMENTOS POR IDOSOS PORTADORES DE DEMÊNCIA EM UMA CIDADE DO NORDESTE DO BRASIL.
-
Orientador : ANNA CAROLINA TOLEDO DA CUNHA PEREIRA
-
Data: 25/03/2013
-
Mostrar Resumo
-
O envelhecimento tem sido alvo de muitas preocupações e questionamentos, posto que muitas vezes os anos acrescidos à vida não podem ser vividos com qualidade, por conta das doenças crônico-degenerativas, frequentemente presentes na população idosa Este presente estudo teve como objetivo descrever o perfil epidemiológico e de utilização de antibióticos e outros medicamentos por idosos portadores de síndrome demencial no norte do Piauí. Um questionário padrão foi preenchido com os dados constantes nos prontuários dos pacientes selecionados: maiores de 60 anos, portadores de síndrome demencial pelos critérios do DSM-IV, procedentes da cidade de Parnaíba-PI, atendidos em um ambulatório especializado em geriatria no período de novembro/2011 a dezembro/2012. Estatística descritiva foi mostrada através das médias (+ desvio padrão) para as variáveis contínuas e das percentagens dos respectivos totais para as variáveis ditas categóricas. A idade média da população do estudo foi de 82,9 + 6,5 anos. A maioria (75,3%) pertencia ao sexo feminino, era viúva (60,3%), de pele clara (78,1%), católica (91,8%), possuía menos de oito anos de escolaridade (60,9%), renda familiar mensal entre 2 e 5 salários mínimos (66,1%) e morava com 3 ou 4 pessoas na mesma casa (50%). Quase metade dos pacientes foi classificada em estágio inicial de demência. Mais de 85% dos pacientes apresentava algum grau de dependência de terceiros, sendo que a maioria contava com cuidadores familiares (66,6%). A média de consultas realizadas foi de 6,7 + 6,3. A quantidade de anos de acompanhamento foi em média de 2,23 + 1,76. O número médio de medicamentos em uso na primeira e na última consultas foi, respectivamente 3,89 + 2,44 e 5,53 + 2,52. As classes de medicamentos mais utilizadas foram: anti-hipertensivos, anticolinesterásicos, memantina, benzodiazepínicos. Mais da metade (75,3%) utilizou alguma medicação imprópria para idosos, tendo sido o clonazepam a mais frequente. 63% usaram pelo menos um antibiótico durante o período de acompanhamento. As principais justificativas foram infecção do trato urinário e respiratório. A classe de antimicrobianos mais administrada foi a de fluorquinolonas (36,63%). Concluiu-se que a utilização de medicamentos pelos portadores de demência foi alta. São preocupantes as elevadas quantidades de antibióticos e medicamentos inadequados, pelo risco de efeitos adversos indesejáveis e seleção de cepas de bactérias multirresistentes, sendo necessária a conscientização de todas as pessoas envolvidas no cuidado desta população.
|
|
|
-
ANNE JURKIEWICZ MELO
-
Análise de Polimorfismos Genéticos dos Genes ADH1B, ADH1C e CYP2E1 de metabolização do álcool em uma população de alcoolistas do Nordeste do Brasil.
-
Orientador : RENATA CANALLE
-
Data: 25/03/2013
-
Mostrar Resumo
-
O álcool é a substância psicotrópica mais consumida no Brasil, podendo seu abuso gerar aposentadorias precoces ainda em fase produtiva, acidentes de trânsito, violência doméstica e, nos casos mais severos, a morte do indivíduo ou de terceiros que com ele se relacionam. A interação complexa entre genes e o ambiente são responsáveis pelo comportamento do indivíduo em relação ao uso de bebidas alcoólicas. A transmissão aos descendentes da vulnerabilidade ao alcoolismo pode estar associada a fatores genéticos na ordem de até 60%. Os genes envolvidos no metabolismo do etanol, principalmente no fígado, influenciam a suscetibilidade individual ao distúrbio. O objetivo deste trabalho foi avaliar a frequência dos polimorfismos em genes que codificam as enzimas de metabolização do álcool em pacientes alcoolistas do CAPS - AD, comparados com um grupo controle, não usuário pesado de bebidas alcoólicas, além de comparar a distribuição alélica da população nordestina com a obtida em outras populações. Foram investigados polimorfismos genéticos das enzimas álcool desidrogenase (ADH1B Arg 47 His, ADH1C Ile 350 Val) e do citocromo P450 2E1 (CYP2E1 Pst I), pela técnica PCR-RFLP. A análise foi feita em 163 pacientes alcoolistas e 182 controles. Os dois grupos apresentaram divergências significativas em relação à etnia, sexo e hábito tabagista. Na frequência alélica da população controle nordestina prevaleceram os alelos Arg (93%), Ile (67%) e c1 (89%), semelhantes aos estudos com Mexicanos, mas significativamente diferente de estudos com Chineses. O hábito tabagista foi relatado em 98% dos pacientes e 50% dos controles (p < 0.0001). Dessa forma, foi realizada uma análise entre indivíduos fumantes e não-fumantes com respeito à incidência do polimorfismo de CYP2E1, uma vez que a enzima também é ativada por componentes do cigarro. A análise dos indivíduos não-fumantes revelou que o genótipo mutado heterozigoto foi mais frequente nos pacientes (32,3%) do que nos controles (14,5%), podendo aumentar o risco de alcoolismo em quase três vezes (OR 2.80; 95%IC; 1.35 – 5.83; p=0.0072). Além disso, na comparação dos dois grupos não-fumantes, a frequência do alelo c2 também foi predominantemente maior nos pacientes (p = 0.0115). A presença desta variação alélica reconhecida pela enzima Pst I sugere uma predisposição ao alcoolismo. A investigação do polimorfismo do gene ADH1C não ofereceu correlação com a dependência ao alcoolismo. Em contrapartida, o genótipo mutado ADH1B Arg 47 His conferiu proteção aos seus indivíduos portadores em relação à dependência alcoólica, após análise combinada das formas variantes do gene, homozigota e heterozigota (OR 0.45; 95%IC; 0,21 – 0,95; p = 0.03). Além disso, sua combinação com as formas ADH1C*1 e CYP2E1 (c1/c1) sugeriu uma possível defesa em relação à dependência alcoólica (OR 0.30; 95%IC; 0.09-1.04; p=0.05). Conclusão: Os genótipos de ADH1B Arg 47 His de metabolização rápida do etanol conferem proteção contra a dependência alcoólica. A combinação do polimorfismo de ADH1B (Msl I) com as formas selvagens dos genes ADH1C e CYP2E1 sugerem uma defesa ao alcoolismo. Por sua vez, os genótipos variantes de CYP2E1 (Pst I) podem aumentar o risco de alcoolismo.
|
|
|
-
CASSANDRA MIRTES DE ANDRADE REGO
-
Estudo de associação dos polimorfismos rs7903146 e rs12255372 do gene TCF7L2 com a diabetes do tipo 2 em indivíduos do nordeste brasileiro.
-
Orientador : GIOVANNY REBOUCAS PINTO
-
Data: 22/03/2013
-
Mostrar Resumo
-
Estima-se que cerca de 200 milhões de indivíduos sofram de diabetes tipo 2 em todo o mundo e acredita-se que o rápido crescimento na prevalência desta doença seja resultado da combinação de fatores ambientais, como o aumento do consumo de alimentos e a diminuição da atividade física, agindo em indivíduos geneticamente predispostos. Duas variações polimórficas dentro do gene TCF7L2, os polimorfismos de base única (SNP, do inglês single nucleotide polymorphims) não codificantes rs7903146 (C/T) e rs12255372 (G/T) demonstram uma forte associação com a diabetes tipo 2 em diferentes estudos populacionais. Neste estudo, investigamos a associação dos SNPs rs7903146 e rs12255372 com a diabetes tipo 2 em uma população miscigenada do nordeste brasileiro. Nossos resultados indicam que as frequências genotípicas e alélicas dos SNPs TCF7L2 rs7903146 e rs12255372 nos grupos caso e controle foram similares (p > 0,05) e que as frequências alélicas destas variações não demonstraram associação significativa com o risco da ocorrência de diabetes tipo 2 (rs7903146, OR = 0,95; IC = 0,52 – 1,76; p = 1,00 e rs12255372, OR = 1,38; IC = 0,72 – 2,62; p = 0,41). Esses dados sugerem que os SNPs TCF7L2 rs7903146 e rs12255372 podem não contribuir significativamente para a suscetibilidade à diabetes em nossa população. No entanto, não podemos ignorar a possibilidade dos nossos resultados terem sido reflexo no pequeno número de indivíduos estudados. Alternativamente, esses resultados podem ser atribuídos a efeitos étnicos específicos, pois a maioria das associações anteriores tem sido relatada em estudos com populações de constituição predominantemente europeia. Por esses motivos, mesmo que não tenhamos sido capazes de indicar uma associação significativa dos SNPs TCF7L2 rs7903146 e rs12255372, uma fraca associação não pode ser descartada. Portanto, para uma conclusão definitiva acerca do papel dessas variações na diabetes tipo 2 em populações miscigenadas, justificam-se os esforços de replicação da metodologia aqui adotada em uma grande grupo populacional proveniente de regiões com histórico de cruzamento interétnico.
|
|
|
-
LAÍS SOUSA SANTOS
-
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E ANÁLISE MOLECULAR DO DENGUE VIRUS NO PIAUÍ: BUSCA DOS SOROTIPOS CIRCULANTES.
-
Orientador : GUSTAVO PORTELA FERREIRA
-
Data: 22/03/2013
-
Mostrar Resumo
-
A dengue representa hoje um dos maiores problemas em saúde pública, pois é causa de doença e morte entre milhares de pessoas em regiões tropicais e subtropicais do mundo. O Dengue virus (DENV) possui quatro sorotipos virais (DENV-1 a DENV-4) epidemiologicamente relacionados, porém imunogenicamente distintos. A maioria das infecções de dengue são assintomáticas ou muito leves, caracterizada por febre indiferenciada e geralmente resultam em duas síndromes bem definidas, febre do dengue (FD) e febre hemorrágica do dengue (FHD) que pode evoluir para choque hipovolêmico, ou síndrome do choque da dengue (SCD). A detecção precoce do DENV é essencial para redução da morbi-mortalidade por dengue, para isso é necessário um sistema de vigilância rápido e eficiente para o monitoramento da circulação viral. A sorologia é o método mais amplamente utilizado para o diagnóstico de dengue na rotina laboratorial. No entanto as técnicas moleculares de detecção e identificação dos sorotipos, como a RT-PCR, por serem mais rápidas e sensíveis, vêm sedo cada vez mais utilizadas para o diagnóstico precoce da dengue, mas isto ainda não é uma realidade nos laboratórios de saúde pública do Piauí. O Piauí que se encontra em uma região de hiperendemicidade tem vivenciado um aumento no número de casos notificados com formas graves e óbitos. Com o intuito de analisar o perfil clínico epidemiológico e avaliar a evolução da dengue na região foi realizado um levantamento epidemiológico dos casos suspeitos de dengue notificados entre 2006 e 2012 no Estado. Os dados foram obtidos através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN-PI). Foram ainda analisadas experimentalmente por RT-PCR amostras de soro de casos suspeitos de dengue, obtidas entre o período de 2011 e 2012 através do Laboratório Central Drº. Costa Alvarenga (LACEN-PI), tendo o perfil-clínico epidemiológico descrito as amostras que tiveram o diagnóstico confirmado, por sorologia, isolamento viral e/ou RT-PCR. A análise dos dados apontam altas taxa de incidência e letalidade, sendo que as crianças e mulheres acima de 30 anos são os que estão sob maior risco de desenvolvimento das formas graves da doença o que sugere uma atenção especial a estes grupos. A detecção de casos de coinfecção por mais de um sorotipo e a possível cocirculação dos quatro sorotipos com a introdução do DENV-4 a partir de 2011, refletem a situação de hiperendemicidade que o Estado se encontra. A técnica de RT-PCR aumentou a capacidade de detecção viral, em amostras tidas como negativas por metodologias usadas pelo LACEN-PI. Diante dos resultados obtidos sugerimos a implementação desta técnica no LACEN-PI para detecção precoce do DENV e dos sorotipos circulantes, possibilitando ao sistema de vigilância um controle eficiente do monitoramento da circulação viral e permitindo que medidas de prevenção, tratamento e controle adequadas possam ser iniciadas precocemente.
|
|
|
-
LHAIS SUELEN SOARES LEAL
-
Caracterização bioquímica e atividades biológicas de frações protéicas obtidas de sementes de Acacia farnesiana (L.) Willd.
-
Orientador : CLAUDIO ANGELO VENTURA
-
Data: 15/03/2013
-
Mostrar Resumo
-
Diversas plantas têm seu uso relacionado à medicina popular, como forma de tratar doenças a um baixo custo e diminuir os efeitos colaterais associados ao uso de medicamentos sintéticos. A busca por compostos bioativos que possam substituir esses medicamentos vem se tornando o foco principal de muito pesquisadores em todo o mundo. As plantas possuem uma infinidade de macro e micromoléculas que podem ser utilizadas para esse fim, como as proteínas de reserva, encontradas em sementes, podendo ser empregadas para uma infinidade de aplicações biotecnológicas. Este trabalho teve como objetivo a caracterização bioquímica de frações protéicas de sementes de Acacia farnesiana (L.) Willd. e a investigação de sua atividade antiinflamatória, atinociceptiva e antifúngica. As proteínas solúveis obtidas em 5 diferentes frações (albuminas, globulinas, prolaminas e glutelinas ácidas e básicas) foram quantificadas e o perfil protéico caracterizado através de eletroforese em gel de policrialilamida (SDS-PAGE). O padrão das proteínas totais do extrato bruto (EB) das sementes também foi avaliado por eletroforese bidimensional (2DE). Foram realizados ensaios para detecção de atividade lectínica, proteases e quitinases em todas as frações. Somente a fração globulínica (GLB) foi utilizada nos ensaios farmacológicos de atividade antiinflamatória e antinociceptiva. Foi avaliado o efeito antiinflamatório em edema de pata induzido por carragenina e dextrana, assim como o efeito na migração de leucócitos através da quantificação da mieloperoxidase (MPO) e em modelo de peritonite induzido por carragenina. A atividade antiinflamatória e lectínica da GLB após tratamento térmico também foi analisada em edema de pata induzido por carragenina. O efeito antinociceptivo foi testado utilizando ensaios com estímulos químicos (ácido acético e formalina) e térmicos (placa quente). As frações protéicas foram avaliadas quanto a sua atividade antifúngica contra Criptococcus neoformans e Criptococcus gattii. A interação desses fungos com as frações também foi verificada com uso de microscópio invertido. O rendimento protéico mostrou que a GLB apresentou maior quantidade de proteínas solúveis. O perfil eletroforético do EB por 2DE mostrou que, em sementes de A. farnesiana (L.) Willd. há um número variado de isoformas protéicas, com predominância de proteínas básicas. O perfil protéico resultante do SDS-PAGE revelou a presença de proteínas com pesos moleculares entre 14,4 e 66,0 kDa, com predominância de proteínas de 30 kDa para GLB e glutelinas ácidas. Atividade lectínica foi detectada para GLB, glutelinas ácida e básica. Proteases cisteínicas foram encontradas apenas na fração glutelina básica e, quitinases, na fração GLB. Para os ensaios farmacológicos observou-se que a GLB apresentou redução significativa na inflamação causada por carragenina, mas não mostrou o mesmo efeito no edema por dextrana. A mesma foi capaz de reduzir a atividade da MPO e migração celular para a cavidade peritoneal. As atividades antiedematogênica e lectínica de GLB foram abolidas após tratamento térmico. A fração levou a diminuição do número de contorções abdominais induzidas por ácido acético, reduziu o tempo de lambedura na pata de camundongos na primeira fase do teste da formalina, porém não apresentou resultado positivo no teste da placa quente. As frações não apresentaram atividade fungicida, entretanto, GLB e glutelinas ácidas e básicas foram capazes de interferir no crescimento de C.neoformas e C. gattii.
|
|
|
-
MARCOS AURÉLIO LIMA BARROS
-
Arritmias cardíacas: estudo de caso de paciente com síndrome de Brugada com alta mortalidade na família e desenvolvimento de oligonucleotídeos iniciadores e conjunto de reagentes para amplificação de sequências alvo do gene SCN5A.
-
Orientador : GIOVANNY REBOUCAS PINTO
-
Data: 08/03/2013
-
Mostrar Resumo
-
A Síndrome de Brugada (SBr) é uma arritmia hereditária caracterizada por um padrão específico de eletrocardiograma (ECG) e um risco aumentado de morte súbita cardíaca, com uma aparente ausência de anomalias estruturais ou de doença isquêmica do coração. Até o momento, estima-se que as mutações nos genes SCN5A e GPD1L estejam representadas em aproximadamente cerca de 18-30% e 11-12%, respectivamente, dos probandos com SBr; enquanto que a prevalência de variações em outros genes já relacionados com a SBr (tais como o CACNA1C, CACNB2, SCN1B, KCNE3, SCN3B e HCN4) ainda é desconhecida. Apresentamos um relato de caso de um paciente, brasileiro, pardo, SBr-ECG+, porém negativo para mutação nos genes SCN5A e GPD1L, com uma história de alta mortalidade na família, incluindo cinco mortes súbitas entre parentes, quatro das quais em parentes de primeiro grau. No nosso conhecimento, este é o primeiro relato de caso de um paciente com SBr com uma história de morte súbita na família em quatro parentes de primeiro grau. Este caso reforça a evidência de que os estudos genéticos são de uso limitado para a determinação do risco, mas permanecem úteis para o diagnóstico, e que o diagnóstico por meio do ECG é de grande importância para a prevenção de eventos adversos e estratificação de risco. Embora existam muitas ferramentas diagnósticas tecnologicamente avançadas, estas tecnológicas podem não estar acessíveis na maioria das cidades e em hospitais de pequeno porte; por outro lado, o ECG, ferramenta básica de diagnóstico das arritmias, é facilmente acessível.
|
|
|
-
KELINE MEDEIROS DE ARAÚJO
-
IDENTIFICAÇÃO DE COMPOSTOS FENÓLICOS PRESENTES EM EXTRATOS DE Euphorbia tirucalli L., E AVALIAÇÃO DE SUA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE E ANTIBACTERIANA.
-
Orientador : REGINALDO ALMEIDA DA TRINDADE
-
Data: 08/03/2013
-
Mostrar Resumo
-
Os reconhecidos efeitos benéficos dos antioxidantes à saúde, principalmente aqueles provenientes de fontes naturais, prevenindo o desencadeamento de reações oxidativas, tem estimulado o surgimento de muitas pesquisas para o isolamento e identificação destes compostos em diferentes matrizes vegetais. Neste contexto, a Euphorbia tirucalli L. é uma planta pertencente à família Euphorbiaceae, utilizada no Brasil como planta medicinal tradicional devido ao seu potencial farmacológico. O objetivo deste trabalho foi quantificar e avaliar os compostos bioativos presentes nos extratos secos e frescos hidrometanólicos e acetônicos da parte aérea de Euphorbia tirucalli L.. Para isso, foi avaliado o seu conteúdo em fenólicos totais pelo método do Folin, a atividade antioxidante pelos métodos do sequestro dos radicais sintéticos DPPH● e ABTS●+, e a proteção antioxidante em meio lipídico pelo método do RANCIMAT®; foi também realizada a identificação e quantificação dos compostos fenólicos por CLAE e análise do seu potencial antibacteriano. Os resultados mostraram que os extratos secos apresentaram maiores teores de fenólicos totais que os extratos frescos. No extrato seco acetônico foi quantificado 30,54±0,64 mg/100g de fenólicos totais seguido pelos extratos seco hidrometanólico (27,6±2,34 mg/100g), fresco acetônico (7,73±1,21 mg/100g), fresco hidrometanólico (9,47±0,65 mg/100g). A avaliação da atividade antioxidante pelo método DPPH● revelou um EC50 de 12,15±0,09 µg/mL para o extrato seco hidrometanólico. Pelo método ABTS●+ os extratos secos acetônico e hidrometanólico apresentaram atividade antioxidante mais elevada que os demais no tempo de 30 min, com valores 716,77±171,60 e 718,99±76,88 µM TROLOX/g, respectivamente. Pelo método RANCIMAT® todos os extratos apresentaram fator de proteção comparáveis ao padrão BHT (FP>1). Por CLAE, foi identificado e quantificado o ácido ferúlico, sendo o maior valor de 0,59 g/100g encontrado no extrato seco hidrometanólico. Todos os extratos apresentaram ação de inibição de crescimento contra as cepas de Staphylococcus aureus e S. epidermidis. Nossos resultados revelam o potencial farmacológico dos extratos das partes aéreas da E. tirucalli L., os quais são fontes de compostos bioativos contendo atividade antioxidante e antimicrobiana.
|
|
|
-
DARIO BRITO CALÇADA
-
Redes neurais artificiais como ferramenta para predizer o diâmetro de nanopartículas de prata e goma do cajueiro obtidas por síntese verde.
-
Orientador : CARLA EIRAS
-
Data: 28/02/2013
-
Mostrar Resumo
-
Ferramentas de inteligência computacional possibilitam o estudo de processos complexos em sistemas biológicos e químicos. As redes neurais artificiais (RNA) são modelos computacionais capazes de resolver problemas multidimensionais por meio de algoritmos de aprendizado e treinamento. Um exemplo de sistema químico complexo é a obtenção de nanopartículas de prata (AgNP) mediante processos sem a presença de elementos tóxicos, chamados de “síntese verde”.Estes procedimentos possuem uma gama de variáveis que interferem de forma direta no tamanho e consequentemente nas propriedades das AgNPs geradas. Este trabalho apresenta a utilização de RNAs para a generalização e otimização da síntese de AgNPs utilizando, como agente redutor e matriz estabilizante da nanoestrutura, uma solução de goma extraída do tronco do cajueiro (Anacardiumoccidentale)(GC). Como dados de entrada da RNA aqui proposta, foram utilizados quatro parâmetros envolvidos na metodologia de síntese realizada: concentração da solução de goma do cajueiro, pH da solução inicial, temperatura e tempo de reação. A estrutura encontrada para a RNA com o maior índice de acerto, contém duas camadas escondidas, com seis e quatro neurônios respectivamente. Esta rede foi capaz de estimar o tamanho das AgNPs com um grau de acerto de 87,39%.
|
|
|
-
NATÁLIA RODRIGUES DÁRC COSTA
-
Efeito protetor da via hemeoxigenase 1/CO na lesão gástrica induzida por alendronato em ratos - papel da guanilato ciclase solúvel (GCs).
-
Orientador : JAND VENES ROLIM MEDEIROS
-
Data: 22/02/2013
-
Mostrar Resumo
-
Alendronato de sódio é um medicamento indicado no tratamento de distúrbios do remodelamento ósseo, que causa sérios efeitos gastrointestinais adversos. Estudos recentes mostram que o monóxido de carbono, produzido pela hemeoxigenase 1, tem propriedades anti-inflamatórias e contribui para a gastroproteção. Objetivo: Avaliar o efeito protetor da via hemeoxigenase 1/CO na lesão gástrica induzida por alendronato em ratos, bem como o papel da guanilato ciclase solúvel neste evento. Métodos: Ratos Wistar fêmeas foram pré-tratadas, uma vez ao dia por 4 dias, com salina, hemina (indutor da HO-1; 1, 3 ou 10 mg/kg, i.p.) ou DMDC (doador de CO; 9, 27 ou 81 µmol/kg, i.p.). Trinta minutos depois, as lesões gástricas foram induzidas por alendronato (30 mg/kg, v.o). Outros grupos receberam zinco protoporfirina IX (inibidor da HO-1; 1 mg/kg, i.p.) 1 hora antes do tratamento com hemina (10 mg/kg, i.p.), ou ODQ (inibidor da guanilato ciclase; 10 mg/kg, i.p.) 1 hora antes da administração da hemina (10 mg/kg, i.p.) e DMDC (81 µmol/kg, i.p.). Trinta minutos depois, o alendronato (30 mg/kg, v.o) foi administrado. A administração das drogas foi feita 1 vez ao dia por 4 dias. No quarto dia de tratamento, 4 horas após administração do alendronato, os animais foram sacrificados e os estômagos abertos para determinação da área da lesão usando um programa de planimetria computadorizada. Além disso, fragmentos de tecido foram removidos para análise histopatológica, dosagem de glutationa reduzida (GSH), mieloperoxidase (MPO), malondialdeído (MDA) e citocinas pró-inflamatórias TNF-α e IL-1β. Outro grupo foi usado para determinação do muco gástrico. Para o estudo da expressão da HO-1 por imunohistoquímica e determinação da concentração de bilirrubina, foram utilizados os grupos experimentais tratados com salina, alendronato (30 mg/kg, v.o), hemina (10 mg/kg, i.p.) ou hemina + alendronato. O protocolo de administração das drogas e sacrifício dos animais foi determinado como descrito acima. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa Animal da Universidade Federal do Piauí (Protocolo No 0067/10). Resultados: O tratamento com alendronato causou danos gástricos macro e microscopicamente, aumentou a expressão da enzima HO-1 e dos níveis de bilirrubina no tecido gástrico. Além disso, o alendronato aumentou os níveis de MDA, MPO e citocinas TNF-α e IL-1β e promoveu uma diminuição dos níveis de GSH e produção de muco gástrico. A administração de hemina ou DMDC preveniu, de forma dose-dependente, a lesão por alendronato no estômago. Os parâmetros histopatológicos foram diminuídos na presença de hemina e DMDC. Essa proteção também foi acompanhada por diminuição dos níveis gástricos de MDA, MPO e citocinas TNF-α e IL-1β e do aumento da concentração de GSH e da produção de muco. O ODQ aboliu o efeito gastroprotetor da hemina e do DMDC, e aumentou os danos gástricos causados por alendronato. O ZnPP IX inibiu o efeito protetor da hemina. Conclusão: Nossos resultados sugerem que a via HO-1/CO desempenha um papel protetor da mucosa gástrica contra lesões induzidas por alendronato, através de mecanismos que podem ser dependentes da ativação da guanilato ciclase solúvel.
|
|