Esta pesquisa examina a interseção entre religião, política e comunicação digital, com foco no papel das
lideranças evangélicas conservadoras como intermediadores políticos durante as eleições presidenciais
brasileiras de 2022. O objetivo foi analisar o conteúdo midiatizado por lideranças políticas conservadoras em
mídias sociais digitais, com foco no YouTube, e as opiniões geradas por seus seguidores. O estudo adota uma
abordagem qualitativa, utilizando a análise de conteúdo categorial para analisar como a intermediação de
lideranças evangélicas produz um alinhamento com as opiniões dos seguidores. A principal intenção na escolha
desse procedimento foi a possibilidade de uma sistematização na utilização de texto como dado. Foram
analisados vídeos de quatro lideranças digitais (Nikolas Ferreira, Karina Bacchi, Valnice Milhomens e André
Valadão) no período do segundo turno das eleições de 2022 e os comentários de seus seguidores nas postagens.
Os resultados revelam que esses líderes possuíam um discurso político que integra moralidade cristã e
conservadorismo, gerando forte alinhamento com as opiniões de seus seguidores, evidenciando a eficácia das
estratégias de comunicação política baseadas em valores morais e religiosos.