Esta dissertação se propõe a investigar como as relações entre família, política e religião como elos estruturais da dinâmicas sociais e estratégias eleitorais na campanha municipal de Codó, no Maranhão, em 2024. Ao utilizar uma abordagem etnográfica, a pesquisa se desenvolve a partir da observação participante e análise das campanhas eleitorais nas ruas e nas redes socias, em especial no Instagram, além de minhas experiências pessoais e trajetórias familiares no contexto político codoense. Como proposta teórica há um diálogo com autores como Michel Foucault, Pierre Bourdieu, Beatriz Heredia, Moacir Palmeira e Ana Claudia Marques, ao buscar compreender como o poder é exercitado e legitimado através das redes de parentesco, alianças religiosas e performances públicas dos candidatos. É destacado como objetivo central compreender como os grupos políticos da cidade se utilizam das redes familiares, relações com as lideranças religiosas e as estratégias de comunicação para legitimar as candidaturas, articular alianças e mobilizar os eleitores. Os resultados nos revelam que as eleições na cidade de Codó ultrapassam a barreira do aspecto técnico-eleitoral e passam a se configurar nos eventos sociais que são marcados por disputas simbólicas, pessoais e institucionais. Assim, a política local passa a se estruturar por meio de campo relacional em que o parentesco, a fé e a promessa se emaranham e são articulados de forma estratégica no tempo da política. Já as redes familiares se reconfiguram através dos interesses eleitorais, os símbolos religiosos são acionados de forma seletiva e o Instagram assume a função de palco privilegiado de disputa e construção de imagem pública. Assim, o tripé entre família, política e religião molda profundamente as relações sociais e as formas locais de experimentar e compreender o poder, não só definindo as estratégias eleitorais da cidade.