Este trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado em andamento do Programa de PósGraduação em Antropologia Social (PPGant) e tem como foco as dinâmicas sociais, espaciais e culturais da comunidade Várzea Queimada, localizada na zona rural do município de JaicósPI. Dessa forma, busco neste material dissertar a respeito de uma prática bastante comum entre os moradores desta localidade, o trabalho da tecelagem manual a partir da palha de carnaúba e da fibra da planta Caroá. Várzea Queimada é conhecida dentro e fora da sua microrregião pela forte presença desta técnica. Se tratando de um trançado artesanal transmitido de geração para geração entre as mulheres do povoado, que transformam a palha em diversos produtos. Se tratanto de uma atividade secular advinda do modo de vida dos povos originários que outrora ocuparam a região, este saber atualmente se configura como ponto central da organização social e de trabalho de alguns moradores da comunidade, podendo ser entendido como um patrimônio cultural imaterial local. Assim, a pesquisa investiga como a tecelagem artesanal com palha de carnaúba e fibra de caroá, praticada majoritariamente por mulheres em Várzea Queimada (PI), atua como dispositivo de transmissão de saberes, construção identitária e reexistência sociocultural em meio às transformações econômicas e sociais no meio rural nordestino. Utilizando uma abordagem qualitativa e etnográfica, a metodologia deste estudo envolve pesquisas bibliográficas, observações de campo e o trabalho da etnografia. Logo, esta dissertação também objetiva destacar como a prática artesanal em tese reflete e perpetua uma identidade cultural e social dentro do lugarejo que a detém, vinculando-se à teorias antropológicas a respeito de análises científicas em torno das questões balizadoras para esta pesquisa, tais como, gênero, patrimônio cultural, dinâmicas rurais, mercantilização de bens identitários e técnicas corporais. Já que, este saber dominado majoritariamente por mulheres, para além de uma alternativa sustentável de trabalho, revela uma estreita conexão entre práticas corpóreas, contexto físico e transmissão cultural no interior do estado do Piauí.