A polarização política no Brasil se intensificou nos últimos anos, principalmente no contexto digital com o crescimento das redes sociais. Nesse cenário, a presente tese objetiva analisar os discursos produzidos por representantes da esquerda e da direita brasileira e veiculados na mídia digital. Para a realização da análise, serão utilizadas como base teórica a Análise do Discurso Semiolinguística (ADS), de Charaudeau (2016, 2018) e a Análise do Discurso Digital (ADD), de Dias (2018) e Paveau (2022), investigando como os recursos linguístico-discursivos e os mecanismos do meio digital contribuem para a construção de sentidos e o engajamento dos seguidores. O corpus, para esta etapa da qualificação, é constituído por duas postagens em redes sociais, uma para cada representante político. Trata-se de uma pesquisa básica quanto à finalidade, qualitativa no tocante à abordagem, descritiva e interpretativa com relação aos objetivos. As considerações parciais mostram que no ambiente digital da postagem de Erika Hilton utiliza-se a atividade discursiva de descrição-narração (fazer saber), de apelos emocionais, do modo de encadeamento por disjunção, raciocínio dedutivo, valores concernentes ao domínio do ético e pragmático, bem como a mensagem veiculada apresenta o componente: domínio de significar o verdadeiro. Em contrapartida, na postagem do político Nikolas Ferreira verifica-se a predominância da visada de explicação (fazer saber), enquanto estratégia discursiva, registrando-se também a ocorrência da associação dos contrários e da comparação para organizar seu discurso, de modo que legitime sua proposta, enquanto que, implicitamente, desqualifica a pauta defendida por Erika Hilton.