Os Multiletramentos configuram-se como letramentos para essa sociedade atual, preparando os alunos para transitar por múltiplos contextos e situações do mundo globalizado. Nessa perspectiva, a pedagogia dos multiletramentos representa um caminho possível para o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua (L2) para alunos surdos, por estar alinhada a práticas mais inclusivas, que consideram a diversidade linguística e cultural, bem como a multimodalidade dos textos (sonoros, visuais, gestuais, espaciais etc.) na construção de significados. A partir disso, este estudo é orientado pela seguinte pergunta central: Quais modos de produção e negociação de sentidos são mobilizados pelos alunos surdos ao interagirem com diferentes linguagens nos eventos e práticas de multiletramentos no contexto da educação profissional e tecnológica? Com base nessa questão, o objetivo geral é investigar os eventos
e práticas de (multi)letramentos vivenciados por alunos surdos em um Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), com foco nas aulas de Língua Portuguesa, buscando compreender como se dá o processo de construção de significados por esses sujeitos no contexto da educação profissional e tecnológica. A justificativa deste estudo está na necessidade de compreender como ocorrem os eventos e práticas de Multiletramentos de alunos surdos em contextos educacionais específicos. Sua relevância se evidencia por (a) propor uma análise crítica das práticas de letramento envolvendo alunos surdos; (b) subsidiar ações pedagógicas mais equitativas e fomentar o protagonismo desses sujeitos no processo educativo e na formação cidadã e profissional; e (c) contribuir para o desenvolvimento de políticas institucionais linguísticas voltadas à acessibilidade e aos multiletramentos, à formação de professores, intérpretes e demais profissionais da educação. Além disso, o estudo busca ampliar a compreensão sobre como os surdos constroem significados diante da multiplicidade de práticas sociais de uso da linguagem. A metodologia adotada é de abordagem qualitativa, com caráter etnográfico no âmbito educacional. O campo de pesquisa é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Teresina Central. Participaram do estudo três alunos surdos, dois intérpretes educacionais de Libras e dois professores de Língua Portuguesa. Este trabalho insere-se no campo da Linguística Aplicada, com ênfase nos estudos sobre letramentos em contextos educacionais, fundamentando-se teoricamente em autores como Rojo (2009), Rojo e Moura (2012), Baladeli (2011, 2020), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), bem como em estudos sobre letramentos de surdos, com destaque para Lodi, Harrison, Campos e Teske (2009), Botelho (2002), Gesueli (2006) e Lebedeff (2006).