As mudanças nas práticas comunicativas contemporâneas, impulsionadas pelas tecnologias digitais propiciaram o surgimento de novos gêneros discursivos. Entre esses gêneros, destacamos os tutoriais em vídeo, amplamente utilizados em plataformas como YouTube, Instagram e TikTok. Esse tipo de tutorial não apenas cumprem a função de instruir, mas também funcionam como resposta à situações recorrentes e exigências de usuários. Esta dissertação teve como objetivo principal analisar os tutoriais em vídeo como gênero, à luz dos Estudos Retóricos, a fim de compreender como esses vídeos funcionam como ações sociais tipificadas em um contexto digital em constante evolução. A pesquisa buscou identificar a situação retórica que motiva a produção dos tutoriais em vídeo, a exigência retórica que cumprem e suas configurações de forma e substância. O estudo tem como base teórica os Estudos Retóricos de Gênero, com destaque para as discussões de Miller (1984, 2009, 2023), Devitt (2004), Alexandre (2012) e Bakhtin (2011). A metodologia adotada é qualitativa fundamentada em uma abordagem etnometodológica. O corpus é composto por nove tutoriais em vídeo, dividido em três temáticas: maquiagem, influência digital e culinária. Esses vídeos foram analisados com base nas seguintes categorias: situação retórica, exigência retórica e configurações de forma e substância, em que observamos as estratégias de engajamento, instrução e visibilidade. A análise revela que os tutoriais em vídeo respondem a uma exigência retórica centrada na necessidade dos indivíduos de aprendizagem rápida, acessível e visualmente clara. Percebemos a ocorrência de elementos como as thumbnail (miniaturas), títulos chamativos, descrições detalhadas, recursos visuais, sonoros e chamadas para ação. Além disso, observamos que esses tutoriais em vídeo articulam instrução, persuasão e autopromoção, que refletem dinâmicas da cultura digital. Portanto, concluímos que os tutoriais em vídeo se configuram como um gênero digital que articula forma e substância como resposta a exigências retóricas contemporâneas, compreendemos que esses tipos de vídeos se organizam como ações comunicativas, que refletem práticas sociais em constante transformação. Dessa forma, a pesquisa contribui para os estudos do gênero digitais porque mostrou a importância em considerá-los como ações e não apenas estruturas formais.