O estudo das metáforas poéticas na Libras de que trata esta tese propõe compreender como os recursos linguísticos contribuem na produção dessas performances de Slam. Para tal, traçou como objetivo geral, analisar a forma como os surdos dizem ao produzirem metáforas em poesias sinalizadas. E como objetivos específicos: buscou verificar se as Expressões não manuais e o Movimento determinam que um dado sinal se torne metafórico, incorporando-se simultaneamente a ele; descrever como esses recursos linguísticos atuam diretamente nesse processo e, finalmente, demonstrar a relação entre esses recursos possibilitada pelo espaço multidimensional e pela simultaneidade, para construir uma sentença inusitada. De abordagem documental e bibliográfica e com enfoque em uma análise qualitativa, partiu-se da seleção, identificação e descrição de metáforas em dez Poetry Slam. Tomando como hipótese que a incorporação simultânea de ENMs, bem como do M e/ou de dêiticos manipulam um dado sinal alterando a direção, o ritmo e o seu formato, dando-lhe novos sentidos, de forma criativa. As discussões teóricas partiram de pesquisas em Liddell (2003), Aronoff et. al. (2005), Wilcox (2000), Silva Júnior;Stumpf, (2020) dentre outros. Destaque para os dados analisados por conceber as ENMs e o M como responsáveis por esse processo, afixando-se ao mesmo tempo a um dado sinal, tornando o sentido único.