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Banca de QUALIFICAÇÃO: ZACARIAS OLIVEIRA NERI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ZACARIAS OLIVEIRA NERI
DATA: 04/09/2025
HORA: 14:30
LOCAL: QUALIFICAÇÃO DE DISSERTAÇÃO
TÍTULO: Estratégias intertextuais na argumentação de redações do ENEM nota mil e de redações geradas pelo ChatGPT: um estudo comparativo
PALAVRAS-CHAVES: Modalidade Argumentativa Demonstrativa. Intertextualidade. ENEM. Inteligência Artificial. ChatGPT.
PÁGINAS: 98
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Na atividade de linguagem, a argumentação possui um papel decisivo quando se observa o processo de orquestração dos posicionamentos, seja na perspectiva do texto ou do discurso. No contexto da escrita, quanto ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), espera-se na produção do texto dissertativo-argumentativo que os participantes se posicionem sobre o tema em discussão e que insiram conhecimentos de mundo, os quais são apresentados por meio de relações intertextuais estabelecidas pelo autor. Porém, na realidade atual, vivemos em um contexto marcado pelo uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, e o espaço do ambiente digital cresce na vivência das pessoas, principalmente dos estudantes, ao se tratar da experiência escolar. Habilidades de leitura e escrita, desde atividades que envolvem interpretação e compreensão até exercícios voltados para inferências e argumentação, estão sendo desenvolvidas com o auxílio de diferentes ferramentas, como as inteligências artificiais. Por esse motivo, é preciso compreender o momento de aplicação de cada uma das ferramentas disponíveis, pois o trabalho da máquina não deve substituir o trabalho humano em todos os seus aspectos, pelo contrário, é necessário compreender a noção de inteligência e como ela é reconhecida em suas diferentes abordagens. Diante disso, o processo argumentativo, que consiste em mobilizar argumentos e em “provas” para o convencimento do leitor, assemelha-se à modalidade demonstrativa da argumentação, conforme Amossy (2008). Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar a relação entre a modalidade argumentativa demonstrativa e a intertextualidade em redações do ENEM nota mil apresentadas no caderno de participante do exame. Como fundamentos teóricos, tem-se como base Amossy (2008; 2020), Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), Koch (2006; 2008), Cavalcante (2020; 2022), Carvalho (2018), Santaella (2023), Eysenck e Eysenck (2023) e Vicari et al. (2023). Quanto à metodologia, trata-se de um estudo qualitativo (Paiva, 2019), porque propõe uma discussão que contribui teoricamente, conforme uma relação estabelecida entre áreas distintas, a partir de uma análise interpretativa; de viés explicativo, pelas constatações a serem estabelecidas com base nas análises; e documental, por ter redações do ENEM nota mil da edição de 2023 (Brasil, 2024) e redações geradas pelo ChatGPT como corpus para a análise. Os resultados comprovam que, por meio da demonstração, os alunos alcançam nota máxima, em virtude de a defesa dos argumentos se constituir no processo de apresentação e comprovação, o que não costuma acontecer na geração de textos da IA de modo fidedigno. O ChatGPT desenvolve por meio da geração habilidades exitosas quanto à materialidade linguística e às estratégias de abordagem do tema, entretanto não consegue gerar relações intertextuais que funcionem como provas para os argumentos, o que impede a legitimidade, a pertinência e a relevância dos posicionamentos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - 837.***.***-53 - FRANKLIN OLIVEIRA SILVA - UESPI
Interno - 1731706 - JOSE RIBAMAR LOPES BATISTA JUNIOR
Presidente - 1630360 - MARIA ANGELICA FREIRE DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 19/08/2025 14:06
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.instancia1 15/09/2025 09:13