Este estudo objetiva investigar as representações do “eu” em relatos de sobriedade apresentados em um grupo da irmandade Alcoólicos Anônimos (AA), localizado em Teresina - Piauí. Partindo da hipótese de que os princípios evidenciados pela irmandade impactam na forma como os envolvidos se autorrepresentam por meio da interação, temos como objetivos específicos: descrever a organização das dinâmicas interacionais dos membros do grupo Alcoólicos Anônimos; identificar as dinâmicas de footing manifestadas durante a produção dos relatos de sobriedade; e analisar as representações sociais suscitadas pelos participantes no cenário contextual das reuniões do grupo AA. O trabalho se fundamenta nos estudos interacionais, particularmente quanto os que foram desenvolvidos por John Gumperz (2020; 1998), Bortoni-Ricardo (2014) e Erving Goffman (2020; 2011; 2002; 2000; 1998), articulados de modo interdisciplinar aos estudos das representações sociais, defendidos por Serge Moscovici (2007; 1978) e Denise Jodelet (2015; 2009; 2001). Como alicerce metodológico, adotamos uma abordagem qualitativa e descritiva, com elementos do método etnográfico. Os dados foram obtidos a partir de três passos principais: i) observação do contexto do grupo Alcoólicos Anônimos; ii) aplicação da entrevista semiestruturada aos membros; iii) gravação em áudio dos relatos de sobriedade apresentados. Os dados da pesquisa apontam que o programa de recuperação proposto pelo AA estabelece a interação como âncora para a formação de uma rede de apoio mútuo. A organização das dinâmicas interacionais do grupo em foco evidenciam que as reuniões seguem uma estruturação padronizada, organizada em etapas e repleta de expressões linguísticas convencionais do grupo. As dinâmicas de footing, apresentadas nos relatos de sobriedade, instauram projeções e (re)alinhamentos que demonstram os impactos negativos que o consumo de álcool gerava ao membro e destacam a qualidade de vida adquirida por meio da integração do sujeito no grupo. Em suma, concluímos que as representações dos membros efetivos do grupo foram construídas com base nos princípios da irmandade, pautados sob a ideia de coletividade e interação social.