Este estudo busca investigar como se dá o tratamento dos advérbios de tempo/aspecto no livro didático de língua portuguesa, apresentando uma descrição e uma proposta pedagógica pelo viés da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (TOPE), de Antoine Culioli (1990). Para a realização deste trabalho, partimos do princípio de que a abordagem gramatical dos advérbios no ensino de língua portuguesa ainda se situa no âmbito de uma visão estática de língua, priorizando aspectos identificatórios e classificatórios, de marcas com valores já preestabelecidos e estáveis. Com base nessas hipóteses, formulamos as seguintes questões norteadoras: Os livros didáticos analisados consideram que os valores gramaticais são construídos no e pelo enunciado? Os livros didáticos analisados exploram a natureza dos advérbios temporais em termos de valores referenciais do enunciado? As atividades apresentadas nos livros didáticos analisados instigam o aluno a refletir sobre os valores semânticos das marcas adverbiais temporais/aspectuais? Desse modo, essa pesquisa se insere em natureza qualitativa e utiliza uma abordagem construtivista de cunho descritivo e analítico. Para obter as amostras coletadas foram examinadas seis coleções didáticas do ensino fundamental, sendo três coleções pertencentes aos anos iniciais e três coleções relativas aos anos finais do ensino fundamental. Os resultados demonstraram que alguns livros já incentivam e se esforçam para apresentar um pouco sobre a reflexão da língua, porém, em sua maior parte, essa contemplação ainda se manifesta de forma tímida ou reduzida, merecendo maior amplitude de atividades reflexivas. Após as análises e as interpretações, oferecemos uma proposta de atividade dedicada a métodos de ensino reflexivo pela perspectiva teórica da TOPE, com o intuito de contribuir com o trabalho docente no ensino e na abordagem dos advérbios de tempo no ensino de língua portuguesa.