O câncer do colo do útero permanece como um grande problema de saúde pública mundial. A prática educativa oportuniza os cuidados a essa patologia, pois previne intercorrências, minimiza inseguranças e anseios, promove a saúde e possibilita a socialização de conhecimento. Nesse contexto, a tecnologia educacional para promover a prevenção do câncer do colo uterino se faz importante e necessária. Objetivo: Construir tecnologia educativa para a prevenção e detecção precoce do câncer de colo uterino. Método: Trata-se de um estudo metodológico para construção de tecnologia educativa do tipo cartaz sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de colo uterino, direcionada a mulheres vulneráveis do município de Ipiranga do Piauí. A construção do material educativo seguiu a primeira etapa de busca na literatura por meio de revisão, para escolha da tecnologia educativa e definição dos itens do instrumento de educação em saúde. Resultados: Foi possível recuperar 12 artigos abordando tecnologia educativa, com a maioria no Brasil, destacando-se os vídeos e jogos educativos. O cordel e fotonovela foram tecnologias educativas adequadas à realidade local. As tecnologias educativas tiveram performance favorável mas com notória necessidade de acompanhamento a longo prazo para ratificar suas efetividades. Pautada na perspectiva da educomunicação, a literatura de cordel vislumbra relevância na maneira como a comunicação é mediada e como a estrutura social das mulheres envolvidas e suas subjetividades sobre o câncer de colo uterino se relacionam, visando o conhecimento. Conclusão: Na revisão, percebeu-se escassez de trabalhos relacionados à elaboração de tecnologia educativa voltada para prevenção do câncer do colo uterino. Os recursos digitais e/ou midiáticas podem agregar benefícios, mas é importante que as tecnologias educativas sejam adequadas culturalmente, de baixo custo e validadas. As tecnologias educativas elencadas na revisão tiveram performance dentro do esperado, mas percebeu-se a necessidade de acompanhamento longitudinal para ratificar sua efetividade. Foi possível elaborar uma tecnologia educacional do tipo cordel, adaptado à cultura nordestina, que retrata conteúdos pertinentes sobre o câncer de colo uterino e alinha-se à vida cotidiana das mulheres desta região, configurando-se como um importante veículo de comunicação e informação em saúde.