Esta dissertação investiga a contribuição da filosofia de John Dewey para a construção da democracia por meio da educação, com foco na formação democrática de estudantes do ensino médio. Diante do crescimento de discursos autoritários entre os jovens, o estudo propõe que a educação democrática, fundamentada na experiência e na participação ativa seja um caminho eficaz para o desenvolvimento de cidadãos críticos e cooperativos. A pesquisa parte da concepção de democracia em John Dewey(1859-1952) não como mero sistema político, mas como uma forma de vida baseada na comunicação, na deliberação e na reconstrução contínua da experiência. A partir dessa perspectiva, analisa-se o papel da escola como espaço privilegiado para a vivência democrática, no qual os estudantes aprendem a tomar decisões coletivas, resolver conflitos e refletir criticamente sobre questões sociais. A dissertação propõe ainda desenvolver uma abordagem como ferramenta pedagógica inspirada na filosofia de Dewey, visando à promoção do pensamento democrático entre os alunos. Essa proposta será aplicada em um projeto piloto, onde se espera que os resultados apontem para um maior engajamento dos estudantes e o fortalecimento de atitudes democráticas no ambiente escolar. Entende-se que ao integrar teoria e prática, a experiência educativa torna-se não apenas um meio de aprendizagem, mas também um exercício de cidadania e transformação social.