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Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO LUCIANO OLIVEIRA DE SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO LUCIANO OLIVEIRA DE SANTANA
DATA: 14/08/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Banca na modalidade remota - link da sala: https://meet.google.com/ytd-qdxw-eud
TÍTULO: A DÚVIDA METÓDICA COMO APORTE TEÓRICO NO COMBATE À DESINFORMAÇÃO: UMA ABORDAGEM DE ENSINO A PARTIR DE RENÉ DESCARTES
PALAVRAS-CHAVES: método cartesiano; desinformação; racionalismo; dúvida metódica; epistemologia.
PÁGINAS: 56
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO:

O presente trabalho investiga a atual crise epistêmica e o avanço das narrativas falsas no ambiente digital, como o ambiente físico, a partir de um referencial filosófico clássico: o método cartesiano. Diante da hiperconectividade e da proliferação de discursos desinformativos nas redes sociais, evidencia-se a urgência de resgatar uma postura racional, crítica e investigativa diante do conhecimento — especialmente no campo da educação. René Descartes, por meio de sua obra Discurso do Método, propôs um procedimento sistemático baseado na dúvida metódica que, embora enunciado no contexto da modernidade nascente, se mostra atual frente às complexidades da denominada era da informação. A pesquisa busca englobar como os princípios do pensamento cartesiano — evidência, análise, síntese e enumeração — podem contribuir para uma educação que forme sujeitos autônomos, capazes de resistir às manipulações ideológicas e ao fluxo contínuo da desinformação. Partindo de uma análise da filosofia moderna, do racionalismo e da constituição do sujeito cognoscente, o trabalho revisita o percurso histórico que separa o dogmatismo escolástico da autonomia crítica inaugurada por Descartes. A dúvida, nesse sentido, deixa de ser mera hesitação e torna-se instrumento ativo de investigação, servindo como filtro frente às crenças infundadas, aos preconceitos herdados e às informações não verificadas. Nos capítulos iniciais, traça-se a genealogia do método, contrastando-o com o ceticismo antigo e a escolástica medieval, até alcançar a ruptura cartesiana, que posiciona a razão como fundamento seguro da verdade A razão, conforme abordada, deixa de ser um atributo passivo e converte-se em ferramenta ativa contra a superficialidade das narrativas contemporâneas. O trabalho percorre a constituição do racionalismo moderno e suas contribuições para o pensamento crítico, dialogando com autores como Spinoza, Leibniz, Locke e Nietzsche, cujas concepções de conhecimento ampliam o horizonte da racionalidade cartesiana. O trajeto é básico para delimitar a proposta de uma didática racional, capaz de instrumentalizar professores e alunos na leitura crítica da realidade, estabelecendo pontes entre filosofia, ciência, pedagogia e cibercultura. O avanço das redes sociais e da chamada pós-verdade, onde sentimentos e convicções pessoais sobrepõem-se à verificação factual, o papel do ensino e do educador torna-se ainda mais desafiador. Os capítulos subsequentes apresentam o papel do professor na formação do juízo crítico, a necessidade de alfabetização midiática e o enfrentamento dos algoritmos como novas instâncias de manipulação. A dúvida metódica é retomada como estratégia pedagógica para estimular a autonomia intelectual dos estudantes, despertando neles a capacidade de julgar, argumentar e construir conhecimento em um mundo marcado por fluxos incessantes e contraditórios de informação e desinformação (fake News). A dissertação intenta, por fim, que a racionalidade cartesiana, longe de ser um indício anacrônico da filosofia moderna, ofereça ainda hoje um paradigma epistemológico relevante para a formação de cidadãos conscientes, críticos e livres. No cenário da cibercultura, onde a manipulação digital ameaça os fundamentos democráticos e educativos, percebendo que o espírito da dúvida metódica é também (r) estabelecer o compromisso com uma educação verdadeiramente emancipadora.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 023.***.***-50 - CLAUDINEI REIS PEREIRA - VINC-CEAD
Interno - 1167735 - ELNORA MARIA GONDIM MACHADO LIMA
Presidente - 422692 - GILDASIO GUEDES FERNANDES
Notícia cadastrada em: 13/08/2025 01:42
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