Banca de DEFESA: EDIELSON DE MIRANDA SANTOS

DISCENTE: EDIELSON DE MIRANDA SANTOS
DATA: 30/11/2023
LOCAL: Auditório do PPGQ-UFPI (Híbrido)
TÍTULO: EFEITOS DA METODOLOGIA BASEADA EM PROBLEMAS (PROBLEM BASED LEARNING- PBL) NO ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES EM AULAS REMOTAS DE QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO SUPERIOR
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL); ensino de química; metodologias ativas; engajamento estudantil.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química

O fechamento das instituições de ensino em decorrência da pandemia do COVID-19 impactou diretamente a oferta das aulas presenciais. Desse modo, o ensino emergencial remoto ganhou força e espaço para que fosse garantida a continuidade das aulas, e juntamente com ele surgiram diversas dificuldades que impactaram o processo de ensino aprendizagem, tais como: falta de acesso à internet, formação específica do professor para lidar com essa modalidade de ensino, domínio das ferramentas tecnológicas, falta de dispositivos, uso apropriado de metodologias capazes de manter e aprofundar o engajamento dos alunos nas atividades propostas. Considerando que toda mudança requer adaptação, o presente trabalho tem como objetivo investigar a influência da metodologia PBL como estratégia de aprendizagem na promoção do engajamento estudantil na disciplina de eletroquímica no ensino superior, utilizando-se de problemas de química de menor complexidade de modo a avaliar o engajamento na construção dos conceitos e soluções apresentadas. Para isso, problemas simples referentes aos objetos de conhecimentos abordados em cada módulo da disciplina foram desenvolvidos e apresentados e, com auxílio de relatórios de progressão, além de observação em sala de aula virtual, foi possível avaliar os indicadores de engajamento, desempenho e aceitação da turma em relação às atividades propostas. A análise dos resultados evidenciou que 100% dos pesquisados foram favoráveis ao formato de implementação da PBL, 87,5% dos alunos acreditam que o método influenciou positivamente o engajamento nas aulas remotas. Assim, com base nesses resultados é possível afirmar que a aplicação de metodologias ativas pode ser uma estratégia efetiva tanto na implementação dessas novas metodologias, quando no desempenho acadêmico dos alunos.

Presidente - 1998602 - EVERSON THIAGO SANTOS GERONCIO DA SILVA
Interno - 1785918 - LUCIANA NOBRE DE ABREU FERREIRA
Interno - 2406262 - ROBERTO ALVES DE SOUSA LUZ
Externo ao Programa - 1806069 - JERINO QUEIROZ FERREIRA