Notícias

Banca de DEFESA: MARIA CLARA MENDES DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA CLARA MENDES DE SOUSA
DATA: 23/08/2019
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 316
TÍTULO: Corpo, gênero e nome: experiências identitárias de travestis e transexuais em Teresina-PI a partir do uso do nome social.
PALAVRAS-CHAVES: Nome; Nomeação; Nome Social; Travesti e Transexual.
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia
RESUMO:

Apresento nesse trabalho uma discussão acerca da tríade corpo x gênero x nome nas experiências de travestis e transexuais em Teresina (PI) partir do uso do noe social. A etnografia que aqui se constitui tem como base a Antropologia do Nome e Nomeação, em particular, o trabalho de Gabrielle vom Bruck e Barbará Bodenhorn e fragmenta-se em três cenários diferentes para análise do nome social e da documentação desse nome nas vidas de pessoas travestis e transexuais em Teresina. O primeiro cenário analisado é o de Centro de Referência LGBTT “Raimundo Pereira”, aqui apresentado como um espaço de construção de identidades políticas e escolhido por ser o local onde se viabiliza a retirada da Carteira de Identificação do Nome Social. O segundo cenário constitui-se de uma vivência mais próxima de uma travesti “não-documentada” e seu processo para retirada de documentos. Por fim, o terceiro cenário, onde analisa-se o julgamento de um crime supostamente com cunho transfóbico ocorrido na cidade de Teresina e a dicotomia nome civil x nome social aí ressaltada dentro do âmbito jurídico.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1219998 - ALEJANDRO RAUL GONZALEZ LABALE
Interno - 3062968 - CARLOS ROBERTO FILADELFO DE AQUINO
Presidente - 1331905 - MONICA DA SILVA ARAUJO
Notícia cadastrada em: 22/08/2019 14:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.instancia1 30/11/2022 13:43