Notícias

Banca de DEFESA: ANA NEURIMAR OLIVEIRA MARQUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA NEURIMAR OLIVEIRA MARQUES
DATA: 01/11/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Ambiente Remoto
TÍTULO: Entre Direitos, Cuidados, Autoridade e Protagonismo – A Atuação de Doulas na Cidade de Teresina em Meio à Pandemia de Covid-19.
PALAVRAS-CHAVES: Doulas; Humanização; Pandemia; Adaptação; Teresina.
PÁGINAS: 157
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia
RESUMO:

As doulas são profissionais treinadas que oferecem suporte físico e emocional durante o período de gestação, parto e puerpério. Para além desse suporte, as doulas também são fonte de informação e conhecimento sobre os eventos e as possibilidades desse período, bem como sobre os direitos da mulher que ela acompanha. A cidade de Teresina, capital do Piauí, possui um expressivo movimento em defesa da humanização do parto e nascimento e as doulas são parte fundamental desse movimento, mesmo que enfrentem algumas dificuldades no exercício da sua profissão, como as tensões entre elas e outros profissionais da assistência, principalmente da medicina e enfermagem, além das tensões existentes entre as próprias doulas. No último ano surgiu um novo obstáculo à atuação das doulas em hospitais e maternidades: a pandemia de Covid-19, que impôs uma nova ordem nos serviços de saúde do mundo inteiro. No Brasil, com a inclusão de gestantes, parturientes, puérperas e recém- nascidos no grupo de risco, a assistência se voltou para a redução dos riscos de contaminação e a presença das doulas passou a ser vista como um risco a mais no cenário dos partos durante a pandemia e, enquanto muitas desfizeram seus contratos e deram pausa na doulagem, outras se uniram em equipe, adotaram o sistema de plantão e adaptaram o seu serviço para a modalidade on-line e com foco na preparação pré-parto, conseguindo assim expandir a sua atuação e alcançar um público ainda maior. As doulas em Teresina acreditam que a doulagem aqui pode se manter e crescer em um regime de cooperação entre as profissionais, bem como através da formação de novas doulas, com consciência de classe e que vejam a doulagem como uma carreira profissional de valor.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDNALVA MACIEL NEVES - UFPB
Interno - 422711 - MARIA LIDIA MEDEIROS DE NORONHA PESSOA
Presidente - 1331905 - MONICA DA SILVA ARAUJO
Interno - 600.432.083-80 - POTYGUARA ALENCAR DOS SANTOS - UFPI
Notícia cadastrada em: 26/10/2021 08:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 23/04/2024 11:41