Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JARDSON BARRINHA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JARDSON BARRINHA DOS SANTOS
DATA: 07/07/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de Vídeo I - CCHL/UFPI
TÍTULO: CURRÍCULO E CONTRACOLONIALISMO: tensões, conflitos e posicionalidades
PALAVRAS-CHAVES: Diálogos; conhecimentos; diversidade.
PÁGINAS: 117
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia
RESUMO:

Um dos principais desafios do século XXI é pensar e construir projetos “outros” de sociedades pautados na superação de modelos hegemônicos reprodutores de desigualdades sociais e epistêmicas, que se sobrepõe a diversidade de saberes e fomentam processos de exclusão. A presente pesquisa tem como objetivo verificar se o currículo do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Piauí – UFPI, dialoga ou se propõe dialogar sobre o encontro e diálogo entre Ciências Sociais e Saberes Tradicionais. Os objetivos específicos da pesquisa são: examinar o discurso e posicionalidade do Projeto Pedagógico do curso de graduação em ciências sociais da UFPI; mapear disciplinas, ementas, eventos, grupos de pesquisas, textos, livros e ou/ artigos das disciplinas e verificar suas proximidades com o debate de diversidades de saberes e modos de vidas; apontar marcadores de relações de poder no currículo de Licenciatura em Ciências Sociais UFPI e por fim, identificar no discurso dos discentes e egressos se o curso cumpriu com os princípios curriculares propostos no Projeto Pedagógico do Curso – PPC e planos de disciplinas, bem como um novo olhar sobre a diversidade de conhecimentos humanos e o diálogo entre as várias correntes teóricas que formam o curso.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1326826 - CELSO DE BRITO
Externo à Instituição - JOSÉ DA CRUZ BISPO DE MIRANDA - UESPI
Presidente - 1519136 - RAIMUNDO NONATO FERREIRA DO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 07/07/2023 11:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 23/02/2024 17:18