Notícias

Banca de DEFESA: MARIA GLEICIANE FONTENELE PEREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA GLEICIANE FONTENELE PEREIRA
DATA: 31/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Ambiente Remoto
TÍTULO: CARTAS, CRENÇAS E ADIVINHAÇÕES: REFLEXÕES ANTROPOLÓGICAS SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA CARTOMANCIA A PARTIR DE DONA LUÍZA NA CIDADE DE CAMOCIM-CEA.
PALAVRAS-CHAVES: Cartomancia; produção do conhecimento; adivinhação; convergência religiosa.
PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia
RESUMO:

Esta dissertação de mestrado tem como objetivo principal estudar a produção do conhecimento por parte de uma cartomante na região Nordeste, investigando como ela realiza o processo de adivinhação e como isso contribui para a construção do conhecimento. Além disso, a cartomante em questão é um sujeito que transita na convergência entre dois campos religiosos. O ponto de análise foi o sistema ritual adivinhatório de Dona Luíza, que se baseia no uso das cartas de diversos baralhos/tarôs em seu contexto de residência no município de Camocim, no Ceará, litoral norte do Estado. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com observação das "consultas" e conversas informativas com a cartomante, além de referências de autores como Geertz (1989), Durkheim (2000) e Amud (2013) que escrevem sobre cartomancia, religião, magia e conhecimentos intuitivos. O objeto teórico da pesquisa é a produção do conhecimento na cartomancia, buscando problematizar como a cartomante adquire, interpreta e aplica o conhecimento por meio das cartas. Foram analisados o conjunto de saberes, técnicas e métodos utilizados pela cartomante para realizar suas leituras e oferecer respostas aos clientes. O estudo tem o intuito de contribuir para o campo acadêmico, ampliando o conhecimento sobre a cartomancia e suas relações com a religião, a magia e a produção de conhecimento. Além disso, busca promover uma compreensão mais aprofundada das dinâmicas sociais e culturais envolvidas nessa prática esotérica e adivinhatória. A dissertação também aborda questões relevantes, como a relação entre a produção do conhecimento na cartomancia e as dimensões religiosas e mágicas envolvidas. Além disso, explora a influência da experiência pessoal e da intuição da cartomante na interpretação das cartas e na obtenção de informações sobre o futuro. A análise das cartomantes envolve uma compreensão de diferentes perspectivas, incluindo a visão cética, que argumenta que as previsões podem ser baseadas em técnicas de adivinhação e leitura fria ou quente, e a perspectiva cultural e psicológica, que vê nas cartomantes uma busca por orientação, consolo, reflexão e entretenimento, com possíveis efeitos terapêuticos, comparáveis ao trabalho dos psicólogos. Ao explorar a prática dessa cartomante, suas técnicas e crenças, a pesquisa busca compreender como o conhecimento é adquirido e aplicado durante o processo de adivinhação e como as dimensões religiosas e mágicas se relacionam com essa prática esotérica e adivinhatória.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 090.767.297-35 - BRUNO FERRAZ BARTEL - UFF
Interno - 600.432.083-80 - POTYGUARA ALENCAR DOS SANTOS - UFPI
Externo à Instituição - GISELE FONSECA CHAGAS - UFF
Notícia cadastrada em: 30/08/2023 16:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb07.ufpi.br.instancia1 23/02/2024 20:59