Banca de QUALIFICAÇÃO: PAMELA LAURENTINA SAMPAIO REIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAMELA LAURENTINA SAMPAIO REIS
DATA: 14/08/2014
LOCAL: CCHL
TÍTULO:

MULHERES EM REDE: sociabilidade, moralidade e afetividades nas camadas médias em Teresina - PI

PALAVRAS-CHAVES:

Sociabilidade. Moralidade. Afetividades.

ÁREA: Antropologia

O objetivo dessa pesquisa é analisar a articulação entre a trajetória de vida, a sociabilidade e afetividades entre mulheres que se relacionam afetivamente e sexualmente com outras mulheres que têm entre 30 e 46 anos, brancas em sua maioria. São mulheres que concluíram curso superior (algumas com pós-graduação) e atuam em diversas áreas profissionais, como professoras universitárias, dentistas, funcionárias públicas ligadas ao judiciário, turismólogas, entre outras. Para tal, partirei de uma analise das formas pelas quais os marcadores sociais da diferença como gênero, sexualidade, classe e geração marcam as trajetórias produzindo diferenças e o campo de possibilidades de agência disponível para as mulheres no contexto de camadas médias de Teresina. Nesse esforço devo considerar o lugar ocupado por certos atributos associados ao gênero nas escolhas das parceiras que caracteriza um tipo de feminilidade em oposição a outros, o marcador “classe” que aparece como um indicador de um estilo de vida valorizado que orienta as escolhas de sociabilidade e aos sentidos atribuídos a conjugalidade dentro das relações amorosas.

Presidente - 1349908 - FABIANO DE SOUZA GONTIJO
Interno - 1520279 - FRANCISCA VERONICA CAVALCANTE
Interno - 422711 - MARIA LIDIA MEDEIROS DE NORONHA PESSOA
Externo ao Programa - 1446998 - ELIZANGELA BARBOSA CARDOSO