• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

Banca de DEFESA: ROBERT WAGNER OLIVEIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBERT WAGNER OLIVEIRA DA SILVA
DATA: 05/12/2014
HORA: 16:00
LOCAL: CCHL
TÍTULO:

A Magia da Natureza


PALAVRAS-CHAVES:

Religiões afrobrasileiras, rituais, natureza.


PÁGINAS: 182
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia
RESUMO:

Esta presente dissertação tem o objetivo de trabalhar a questão da natureza de modo simbólico e material, a partir da concepção de mundo das religiões de matriz africanas no Brasil. Para a realização desse estudo foi trabalhado um caso específico de casa de culto pertencente as religiões afrobrasileiras, na cidade de Parnaíba, no estado do Piauí. Tendo como fundamento objetivo essa casa, a dissertação explora ao máximo os aspectos espaciais do território desse templo além dos aspectos cognitivos dos crentes que participam desse espaço. Suas histórias de vida se misturam com a história oficial local e com a realidade cósmica dessas religiões a partir de seus mitos sagrados. Os sentimentos e os afetos dos atores em campo também são abordados de modo intenso na escrita etnográfica, afim de revelar o modo como é concebido, na ética e estética dessas religiões, a relação entre homem e natureza, ou cultura e natureza. Rituais importantes de feitiçaria e também religiosos são descritos densamente para contribuir com a lógica e a prática religiosa diante da ideia de natureza. A natureza é apresentada numa visão totalizada, sugerindo uma relação com os homens, proporcional e cooperativa. As imagens da natureza, ou seus recursos naturais, para esse trabalho, se apresentam como forças manifestas e fundamentais para se entender a cosmovisão desse grupo religioso. O esforço dessa pesquisa é dar vias para se compreender a organização do cosmos religioso diante do homem e da natureza.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1725527 - ROBSON ROGERIO CRUZ
Interno - 1520279 - FRANCISCA VERONICA CAVALCANTE
Interno - 422711 - MARIA LIDIA MEDEIROS DE NORONHA PESSOA
Externo à Instituição - ANTÔNIO GEORGE LOPES PAULINO - UFC

Notícia cadastrada em: 01/12/2014 11:42
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 18/04/2024 22:25