Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CELYANE ALVES PIAUILINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CELYANE ALVES PIAUILINO
DATA: 02/08/2016
HORA: 14:30
LOCAL: NUPCelt/UFPI/Teresina
TÍTULO:

Avaliação da atividade antinociceptica do 2-Feniletanol livre e 2-Feniletanol complexado com β-ciclodextrina e Avaliação neuropática e antioxidante do 2-Feniletanol livre.


PALAVRAS-CHAVES:

Nocicepção aguda, neuropatia, 2-feniletanol.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

O 2-feniletanol (2-FE) é um álcool aromático caracterizado pela delicada fragrância de rosas, encontrado no óleo essencial de várias espécies vegetais como Rosa galica L., Hyacintus orientalis e Citrus aurantium var. sinensis, utilizado como aromatizante além de apresentar atividade antimicrobiana. Como sua estrutura se assemelha a constituintes de óleos essenciais com atividade antinociceptiva, surgiu o interesse pela investigação desse composto em modelos de nocicepção aguda e dor neuropática. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo a investigação comparativa da atividade antinociceptiva do 2-feniletanol e 2-feniletanol complexado com a β-ciclodextrina (2-FECD) em modelos experimentais de nocicepção, na tentativa de melhorar sua estabilidade e hidrossolubilidade. Por outro lado, pretende também levar a uma diminuição nos efeitos centrais e interferência na resposta nociceptiva decorrentes da sua lipossolubilidade. O estudo envolveu metodologias nocicepção aguda química dos quais o 2-FE apresentou efeitos apenas na segunda fase de avaliação do teste de formalina e também obteve efeitos significativos nos testes de capsaicina, glutamato e não apresentou efeito evidenciado no teste de rota rod. O composto complexado 2-FECD mostrou efeito significativo apenas na segunda fase do teste de formalina na sua menor dose. Nos modelos de neuropatia induzida por ligadura do nervo ciático o 2-FE não mostrou efeito significativo no aumento do limiar nociceptivo mecânico pelos filamentos de Von Frey quando tratados de forma aguda, porém mostrou efeito significativo apenas quando avaliado a partir do 4º dia de cirurgia com o tratamento continuado por até o 8º dia.  Devido ao envolvimento do estresse oxidativo nos eventos neuropático, a atividade antioxidante foi avaliada apresentando uma elevação nos níveis de GSH e diminuição nos níveis de TBARS.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2246074 - FRANCISCO DE ASSIS OLIVEIRA
Interno - 1167592 - MARIANA HELENA CHAVES
Interno - 423551 - RITA DE CASSIA MENESES OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 08/07/2016 11:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 19:50