Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICK VERAS QUELEMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICK VERAS QUELEMES
DATA: 20/10/2016
HORA: 14:30
LOCAL: NUPCelt/UFPI/Teresina
TÍTULO:

Quaternização da goma de cajueiro para aplicações biotecnológicas – Estudos de caracterização química, atividade antibacteriana e biocompatibilidade celular.


PALAVRAS-CHAVES:

Goma de cajueiro; quaternização; antibacteriana; Staphylococcus spp.; biocompatibilidade.


PÁGINAS: 54
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

A goma de cajueiro (GC) é um heteropolissacarídeo aniônico com potencial uso na indústria farmacêutica e alimentícia. Alterações químicas na estrutura desse polímero vêm sendo executadas no intuito de se obterem novas propriedades, no entanto, ainda não foram realizadas modificações por inserção de novos grupos funcionais com objetivo de torná-la catiônica, o que alteraria suas propriedades biológicas, como a antimicrobiana, a qual a literatura relata como fraca. Este trabalho objetiva apresentar uma rota de modificação química da GC utilizando um reagente amônio quaternário, avaliar seu efeito sobre bactérias do gênero Staphylococcus e averiguar sua biocompatibilidade celular. Para a produção de derivados de goma de cajueiro quaternizada (GCQ), adicionou-se a uma solução de GC, cloreto de triletilamônio e hidróxido de sódio, em três proporções de razões molares. Após uma reação de 14 h sob aquecimento em banho-maria; ajustou-se o pH e procedeu-se a precipitação da goma modificada utilizando acetona, seguido-se de diálise e liofilização. Os derivados de GCQ foram caracterizados por: espectroscopia de infravermelho, análise elementar, grau de substituição, potencial Zeta, 1H RMN e correlação 1H-13C (HSQC). A atividade antiestafilocócica da GCQ foi avaliada pela determinação das concentrações inibitórias e bactericidas mínimas (CIM e CBM) e pela utilização de microscopia de força atômica. A biocompatibilidade sobre eritrócitos, queratinócitos e fibroblastos também foi verificada, por meio dos testes de hemólise e de citotoxicidade. A GCQ apresentou promissora atividade antiestafilocócica, com potência crescente relacionada ao aumento do grau de substituição do agente quaternizante inserido na estrutura química do polímero, destacando-se o efeito sobre uma linhagem de S. aureus resistente à meticilina, com obtenção de CIM em valor de 31,25 μg/mL. Por também mostrar biocompatibilidade sobre as células testadas, a GCQ apresenta-se como promissora ferramenta para o desenvolvimento de biomateriais com ação antisséptica.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2549060 - CARLA EIRAS
Interno - 1553988 - EDSON CAVALCANTI DA SILVA FILHO
Externo ao Programa - 1313503 - HUMBERTO MEDEIROS BARRETO
Notícia cadastrada em: 27/09/2016 11:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 18/04/2024 23:29