Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA DE OLIVEIRA LOPES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUANA DE OLIVEIRA LOPES
DATA: 29/11/2017
HORA: 15:00
LOCAL: Campus Universitário Ministro Reis Velloso, na Sala de Pós-Graduação, em Parnaíba-PI
TÍTULO: IDENTIFICAÇÃO DE PAINEL E PERFIL DE EXPRESSÃO DE GENES REGULADOS PELO ONCOGENE MYC CAPAZES DE ATUAR COMO BIOMARCADORES DE NEOPLASIA GÁSTRICA.
PALAVRAS-CHAVES: Câncer gástrico, gene MYC, expressão gênica, biomarcadores.
PÁGINAS: 51
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

O câncer gástrico é a quarta neoplasia mais frequente no mundo, causando mais de 13.000 mortes por ano somente no Brasil. A maior parte das pesquisas voltadas para o estudo do câncer gástrico concentra-se em países com altas taxas de incidência, como o Japão. Estudos e políticas públicas são cada vez mais necessários para estabelecer um melhor manejo do câncer gástrico no Brasil uma vez que fatores ambientais afetam intensamente sobre o tratamento e a qualidade de vida dos pacientes. A sobrevida relativa de indivíduos acometidos pela neoplasia gástrica é de cinco anos, sendo considerada baixa tanto para países desenvolvidos como em países em desenvolvimento. Este mal prognóstico deve-se principalmente pelo diagnóstico tardio que leva a poucas possibilidades de tratamento. Este trabalho tem o objetivo de investigar os genes envolvidos na regulação de um gene importante para a carcinogênese gástrica, o gene MYC, de forma a estabelecer padrões de expressão gênica que guiem ferramentas para prevenção, diagnóstico e prognóstico da neoplasia gástrica. Em uma primeira abordagem foram utilizadas culturas de células estabelecidas a partir de pacientes com câncer gástrico, para, por meio de silenciamento do gene MYC, Sequenciamento de Nova Geração e arranjos de PCR quantitativo em tempo real (qRT-PCR), triar um painel de genes importantes regulados por MYC e seus perfis de expressão gênica. Foram encontrados genes importantes regulados pelo oncogene MYC significativamente correlacionados a estágios avançados do câncer gástricos, capazes de atuar como biomarcadores. O método e o produto de análise de prognóstico em câncer gástrico desenvolvido por esta pesquisa, encontram-se em pedido de depósito de patente. O estudo conclui que é possível melhorar a sobrevida da população afetada pelo câncer de estômago, visto que podem ser tomadas medidas profiláticas para se evitar as metástases, por meio do direcionamento do tratamento do câncer gástrico em estágios iniciais da doença utilizando os genes relacionados a esta pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1750086 - DANIEL FERNANDO PEREIRA VASCONCELOS
Externo ao Programa - 1789383 - JEFFERSON SOARES DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 913.964.335-20 - JOILSON RAMOS DE JESUS - UFBA
Notícia cadastrada em: 28/11/2017 07:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 07:56