Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA SIQUEIRA DO NASCIMENTO MARREIRO TEIXEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA SIQUEIRA DO NASCIMENTO MARREIRO TEIXEIRA
DATA: 04/07/2018
LOCAL: Auditório do Programa Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM /UFPI)
TÍTULO: Uso da Enzima Polifenol Oxidase e das Nanoparticulas de Mesocarpo de Babaçu (Orbignya phalerata Mart) para Construção de Biossensor com Vistas em Aplicações Biotecnológicas
PALAVRAS-CHAVES: Nanopartículas Poliméricas, Mesocarpo de Babaçu, Polifenol Oxidase, Biossensor, Sulfito
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química

Atualmente, tem se constatado que as alergias alimentares se tornaram mais frequentes devido as altas demandas no uso de produtos industriais, tais como os aditivos alimentares, que são utilizados com o intuito de elevar o tempo de vida útil dos produtos alimentícios. Dentre os aditivos alimentares utilizados na indústria de alimentos podemos destacar os agentes sulfitantes, classificados como agentes conservantes e anti escurecimento, que apesar de sua eficácia na conservação de alimentos, tem apresentado inúmeras reações adversas em pessoas sensíveis a esses aditivos. Diante do que foi relatado, percebe-se a necessidade métodos confiáveis, sensíveis e seletivos, tais como os biossensores, para avaliar, com segurança, a presença destes aditivos em um determinado produto alimentício. A partir desta problemática, o presente trabalho objetivou a construção de um biossensor eletroquímico para determinação de sulfito, utilizando a enzima polifenol oxidase (PFO), e os polímeros naturais quitosana e o mesocarpo de babaçu (Orbignya phalerata Mart), sendo este último utilizado para a produção de nanopartículas poliméricas (MBNPs). Os polímeros naturais foram utilizados na construção do biossensor por se tratar de materiais sem toxicidade, renováveis, abundantes e de baixo custo. As MBNPs foram sintetizadas pelo método de diálise e caracterizadas pelas técnicas de Espalhamento Dinâmico da Luz- DLS, Potencial Zeta, Microscopia de Força Atômica-AFM e Microscopia Eletrônica de Varredura-MEV, confirmando o sucesso da síntese das nanopartículas poliméricas. O biossensor EGP/MBNPs/QUIT/GA/PFO foi construído pela técnica “casting”, sendo o filme multicamadas adsorvidos sobre o eletrodo de carbono grafite pirolítico, e caracterizado eletroquimicamente pela técnica de Voltametria Cíclica (VC) e Voltametria de Onda Quadrada (VOQ), se mostrando eficiente para detecção do aditivo sulfito, apresentado limite de detecção de 0,151 µmol L-1 e limite de quantificação de 0,452 µmol L-1 . No sentido de analisar a originalidade do trabalho, também foi apresentando um estudo de prospecção científica e tecnológica realizado nas bases científicas Web of Science, Scopus e Scielo, e nos bancos de patentes do Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI, Escritório Europeu de Patentes - Espacenet e Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos – USPTO, demonstrando que o biossensor para determinação de sulfito, utilizando nanopartículas poliméricas obtidas a partir do mesocarpo de babaçu (MBNPs) e a enzima polifenol oxidase, é algo inovador, visto que não foi encontrado nenhum relato na literatura com abordagem semelhante.

Interno - 1718303 - DURCILENE ALVES DA SILVA
Externo ao Programa - 1714193 - JOSE MILTON ELIAS DE MATOS
Externo ao Programa - 2406262 - ROBERTO ALVES DE SOUSA LUZ
Notícia cadastrada em: 15/06/2018 08:28