Notícias

Banca de DEFESA: IONARA NAYANA GOMES PASSOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IONARA NAYANA GOMES PASSOS
DATA: 20/03/2014
HORA: 08:30
LOCAL: Auditório do Departamento de Química - CCN/UFPI
TÍTULO:

Eletrossíntese de antioxidante da mistura de torta de babaçu (Orbignya speciosa) e líquido da castanha de caju (Anarcadium ocidentalle) (LCC)


PALAVRAS-CHAVES:

Antioxidantes, torta de babaçu, LCC, Eletrólise.


PÁGINAS: 128
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
RESUMO:

Os antioxidantes são substâncias adicionadas em pequenas proporções a produtos, objetivando o impedimento da oxidação de outras substâncias, conferindo melhor funcionalidade ao produto e requisitos de qualidade. Buscando diminuir o uso de antioxidantes sentéticos na indústria de alimentos e visando minimizar os custos e os danos causados pelos mesmos, vários estudos têm sido desenvolvidos. Este trabalho utilizou sub-produtos naturais agroindustriais, a torta do babaçu e o líquido da castanha de caju, que foram misturados e submetidos à reação eletroquímica para testes antioxidantes in vitro e in vivo. A eletrossíntese proporcionou modificações estruturais que melhoraram a AA do produto obtido. O ETBL foi estudado por FTIV, GM-EM, RMN ¹³C e TGA. O estudo da atividade antioxidante foi realizado frente à remoção de radicais DPPH, nitrito, hidroxila e TBARS. Foram realizados testes de toxicidade frente à Artemia Salina L. e aguda em camundongos. O antioxidante ETBL apresentou resultados satisfatórios quanto à eficiência na remoção/inibição da produção de radicais livres, quando comparado com o CNSL, em todos os testes realizados, bem como não apresentou toxicidade na dose estudada e não causou mortes nos testes in vivo realizados neste trabalho.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - AYRTON DE SÁ BRANDIM - IFPI
Interno - 1357378 - CARLA VERONICA RODARTE DE MOURA
Presidente - 423287 - JOSE RIBEIRO DOS SANTOS JUNIOR
Externo à Instituição - LAÉCIO SANTOS CAVALCANTE - UESPI
Interno - 1512631 - LIVIO CESAR CUNHA NUNES
Notícia cadastrada em: 28/02/2014 10:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 29/03/2024 06:38