Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DA LUZ OLIVEIRA DIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DA LUZ OLIVEIRA DIAS
DATA: 24/10/2022
LOCAL: Google Meet – Link: meet.google.com/jkt-bwzc-tuc
TÍTULO: Novos letramentos no uso do protótipo PortSurdo para ensino e aprendizagem de língua portuguesa como L2 para surdos
PALAVRAS-CHAVES: Novos letramentos. Língua portuguesa. Protótipo. PortSurdo. Surdos.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

O problema que permeia a presente pesquisa consiste em investigar como aliar os novos letramentos, tecnologias digitais e a língua portuguesa para auxiliar e contribuir na aprendizagem do aluno surdo. A justificativa em pesquisar uma temática que envolva tecnologias digitais, língua portuguesa e a comunidade Surda, com base nos novos letramentos no contexto escolar, surgiu a partir de experiências vivenciadas com estudantes surdos e ouvintes em uma mesma sala de aula, na qual a autora deste projeto ministrou aulas. O objetivo da pesquisa é analisar os novos letramentos no uso do protótipo PortSurdo para auxiliar o aluno surdo em relação à língua portuguesa como L2, a fim de verificar a funcionalidade do protótipo para aprendizagem, considerando um novo ethos e uma nova mentalidade. A pesquisa se fundamenta teoricamente em autores como Lemke (2009), Lankshear e Knobel (2003, 2006, 2007, 2010, 2011), Avelar e Freitas (2016), Silva (2008), Santana (2016), Almeida (2016), Almeida, Santos e Lacerda (2015) e Quadros e Karnopp (2004). Na metodologia, adota-se a pesquisa quali-quantitativa em relação à abordagem, a pesquisa descritiva quanto ao objetivo e a pesquisa aplicada no que diz respeito à finalidade. Os participantes da pesquisa são 14 (catorze) surdos, dos quais 7 (sete) têm graduação em Letras-Libras e ministram aulas de Libras no Centro de Apoio ao Surdo – CAS/Teresina, e 7 (sete) estudam no ensino médio do Instituto Federal do Piauí (IFPI)/Campus Teresina Zona Sul, que irão testar o protótipo e posteriormente responder ao questionário para avaliar o PortSurdo. O protótipo se trata de uma ferramenta online com atividades que envolvem conteúdos de língua portuguesa, organizadas em níveis de aprendizagem, iniciando por questões mais fáceis até as mais complexas para serem realizadas pelos alunos surdos. Ao final da pesquisa, o protótipo ficará disponível em uma plataforma online para ser acessado de forma gratuita e poderá ser utilizado como recurso didático pelos professores de língua portuguesa que lecionam para alunos surdos.

Externo à Instituição - FRANCISCO WELLINGTON BORGES GOMES - UESPI
Interno - 1630360 - MARIA ANGELICA FREIRE DE CARVALHO
Presidente - 1167715 - NAZIOZENIO ANTONIO LACERDA
Notícia cadastrada em: 18/10/2022 11:59