Banca de QUALIFICAÇÃO: SUELI MARIA TEIXEIRA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUELI MARIA TEIXEIRA LIMA
DATA: 02/04/2014
LOCAL: Auditorio Profa. Francisca Elima Cavalcante Luz
TÍTULO:

Consumo de nutrientes com ação antioxidante e sua relação com o perfil lipídico e o estresse oxidativo em estudantes usuários de unidade de alimentação e nutrição.

PALAVRAS-CHAVES:

Estudantes. Antioxidantes. Dislipidemias. Malondialdeído.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Ciência e Tecnologia de Alimentos
SUBÁREA: Ciência de Alimentos

INTRODUÇÃO: Estudos têm mostrado consumo alimentar inadequado entre universitários, com baixa ingestão de nutrientes antioxidantes, tornando este grupo vulnerável ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. Considerando esses aspectos, pode-se destacar o papel da dieta na modulação de fatores de risco cardiovasculares, como níveis de lipídios séricos e fenômenos oxidativos. Este estudo avaliou o consumo de nutrientes com ação antioxidante e sua relação com o perfil lipídico e o estresse oxidativo em estudantes usuários de unidade de alimentação e nutrição. MÉTODOS: Estudo de corte transversal, envolvendo 145 universitários, com idade de 20 a 30 anos, distribuídos em dois grupos: usuários da UAN (n=73) e não usuários (n=72). Foram realizadas medidas do índice de massa corpórea (IMC) e da circunferência da cintura (CC), bem como analisadas a ingestão de calorias, macronutrientes e micronutrientes com ação antioxidante a partir do questionário de frequência de consumo alimentar. O padrão de ingestão de referência utilizado para macronutrientes foi a faixa de distribuição aceitável de macronutrientes e, para os micronutrientes, utilizou-se os valores de necessidade média estimada propostos pelas DRIs. Foram determinadas as concentrações séricas de colesterol total, HDL-colesterol, LDL-colesterol e triglicérides, pelo método enzimático colorimétrico utilizando-se kits ROCHE e, as concentrações do malondialdeído por cromatografia líquida de alta eficiência. Utilizou-se testes estatísticos para variáveis paramétricas e não paramétricas, adotando-se o nível de significância de 5% na decisão dos testes. Os dados foram analisados no programa estatístico SPSS for Windows 18.0. RESULTADOS: Os valores de ingestão de macronutrientes encontravam-se dentro das faixas de recomendação, em ambos os grupos. Nos usuários da UAN, a ingestão de energia, proteína, carboidratos e ácidos graxos polinsaturados estava significativamente maior, e menor consumo verificado para os ácidos graxos saturados. Os valores de ingestão para os micronutrientes cobre, zinco, selênio e vitamina C estavam dentro das recomendações nos grupos pesquisados, e os de vitamina A e E inferiores, sendo que, nos usuários da UAN, a ingestão de cobre e vitamina E estava significativamente maior.

Quanto ao perfil lipídico, os estudantes usuários da UAN apresentaram concentrações séricas significativamente menores de colesterol total, LDL-c e HDL-c, comportamento semelhante verificado para o malondialdeído. Houve correlação entre a ingestão de vitamina C e triglicérides (r=-0,306; p=0,008); entre os indicadores IMC e colesterol total, LDL-c, triglicérides e HDL-c (r=0,28, p=0,013; r=0,255, p=0,029; r=-0,245, p=0,000; r=0,429, p=0,037), e entre CC e HDL-c e triglicérides (r=-0,412, p=0,000 ; r=0,449, p=0,000). CONCLUSÃO: A partir desses resultados, pode-se concluir que os estudantes usuários da UAN apresentam melhor padrão de consumo alimentar em relação a macro e a micronutrientes antioxidantes repercutindo num perfil lipídico menos aterogênico e com menor exposição ao estresse oxidativo, quando comparados aos não usuários.

Externo à Instituição - BETZABETH SLATER VILLAR - USP
Presidente - 423490 - NADIR DO NASCIMENTO NOGUEIRA
Notícia cadastrada em: 24/03/2014 20:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 28/03/2024 09:53