Banca de DEFESA: LOISE ANA DE LIMA

DISCENTE: LOISE ANA DE LIMA
DATA: 22/03/2019
LOCAL: Sala de Vídeo II, do Centro de Ciências Humanas e Letras - CCHL -, campus Min. Petrônio Portella.
TÍTULO: ENSINO DE FILOSOFIA: CAMINHOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DE EFEITO TERESINA – PI 2019os
PALAVRAS-CHAVES: Estética do Efeito; Entendimento; Imaginação; Sentido.
ÁREA: Filosofia

Este projeto de intervenção tem como proposta de trabalho o exame de temas e conceitos filosóficos disposto na obra O Príncipe, de Maquiavel, composto por um grupo de trinta alunos distribuídos em quatro turmas de 9º Ano (A, B, C, e D), do Ensino Fundamental II, do Instituto Dom Barreto, localizado na cidade de Teresina –PI, no ano de 2018. A problemática que norteou esse projeto partiu da busca de uma resposta para o cotidiano em sala de aula: o estudo semântico de conceitos filosóficos é importante para a aprendizagem mais significativa e de efeito? Com esta indagação objetivamos compreender se o estudo de conceitos filosóficos se torna mais significativo quando parte de uma estética do efeito, baseada no diálogo entre a filosofia e a literatura, pois a intenção é ir além da lógica, da assimilação documentada da obra, dependente de testemunhos e de uma memória histórico-sociológica que condiciona a sua apreensão porque entendemos que o caminho crítico-reflexivo da leitura de uma obra literária pode se converter em uma experiência com organização própria, porque não traz em si um sentido, mas este acontece através da presença ativa do leitor, que não é apenas um decodificador, mas é aquele que dá sentido às frases justapostas. A questão é saber se esse desafio é capaz de provocar um melhor entendimento, significação e efeitos nos alunos. Para realizar este trabalho de pesquisa recorremos a alguns nomes da literatura, da educação e da filosofia, dentre eles, Tzvetan Todorov (2017) e Sérgio Adas (2012).

Presidente - 1550705 - LUIZIR DE OLIVEIRA
Interno - 2184886 - EDNA MARIA MAGALHAES DO NASCIMENTO
Externo ao Programa - 1630720 - MARIA ELVIRA BRITO CAMPOS
Notícia cadastrada em: 20/03/2019 17:47