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Banca de QUALIFICAÇÃO: SANNA CHRIS MOURA NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SANNA CHRIS MOURA NUNES
DATA: 23/09/2019
HORA: 08:00
LOCAL: Sala de Vídeo 1, do Centro de Ciências Humanas e Letras, campus Min. Petrônio Portella, Teresina-PI
TÍTULO: A ESCOLA COMO ESPAÇO E TEMPO DA VIOLÊNCIA: UMA ANÁLISE FOUCAULTIANA
PALAVRAS-CHAVES: Poder disciplinar; Mecanismo de controle; Cuidar de si.
PÁGINAS: 41
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO:

Essa dissertação se propõe a desenvolver uma análise crítica, de caráter filosófico e intervencionista, na escola pública de ensino médio, Unidade Escolar Caluzinha Freire situada em Teresina-PI, sob uma perspectiva conceitual da teoria do filósofo Michel Foucault. Utilizando a metodologia da pesquisa-ação para problematizar o eixo norteador dessa pesquisa, caminharemos alinhados ao discurso foucaultiano, partindo da análise das relações de poder na sociedade e no ambiente escolar, onde o poder disciplinar e o controle se inscrevem na subjetividade massificada dos sujeitos. Em seguida abriremos um breve apanhado histórico dos instrumentos de vigilância presente na escola, que a torna um espaço de controle e de tempo da violência. A partir disso, faremos uma análise de cartas escritas por alunos, com relatos de violências vividos dentro e fora da escola, e com isso relacionar as relações do sujeito consigo mesmo para o cuidado de si. Aplicar os conceitos foucaultianos ao campo educacional é produzir um estranhamento dos discursos e teorias com os quais estamos acostumados. E é por meio desse estranhamento que a educação precisa ser repensada através de um diálogo crítico e significativo com os estudantes, para daí deixar de ser um espaço de controle e se transformar em espaço de argumentação.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1210409 - DEYVISON RODRIGUES LIMA
Interno - 1550705 - LUIZIR DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1167765 - ROSILENE MARIA ALVES PEREIRA
Notícia cadastrada em: 16/09/2019 16:09
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