Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO DANILO FEITOSA BASTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO DANILO FEITOSA BASTOS
DATA: 27/09/2019
LOCAL: Sala de Vídeo I, Centro de Ciências Humanas e Letras, da UFPI, no campus Min. Petrônio Portela.
TÍTULO: A Ética da Alteridade na Metodologia da Alternância: Uma Intervenção Filosófica Possível
PALAVRAS-CHAVES: Alteridade; Rosto; Proximidade; Justiça; Alter-conversa-ação
ÁREA: Filosofia

A presente dissertação é procedente da inquietação acadêmica acerca da proximidade do fazer filosófico e suas implicações no mundo da vida (Lebenswelt). Por isso, discorre sobre a máxima preocupação de Lévinas que é a possibilidade dos homens perderem a sua individualidade e, por esse motivo, o verdadeiro sentido do humano em face de um contrato social massificador. Desse modo, uma justiça que tem profundidade apenas em seu caráter formal pode ser elogiada pelo seu arcabouço técnico e formal de aplicabilidade, mas, como veremos, perde a sua significação primordial, a saber: ser justiça. O que o filósofo coloca em evidência é que a justiça é a fonte da verdadeira igualdade e sociabilidade ética entre os homens. Nesta inferência, mostra que é importante pensar a justiça para além da formalidade e procedimentos burocráticos que, evidentemente, não correspondem ao verdadeiro sentido da justiça aplicável ao dia a dia das relações inter-humanas. É preciso sair da impessoalidade totalizante, formal e legalista, para tornar-se justa proximidade fraterna entre os diferentes. Desse modo, o trabalho tem como objetivo geral propor o método da alter-conversa-ação, que é um método ético e político, como ação filosófica e prática para possibilitar no interior das Escolas Família Agrícola (EFAs) uma ação agregadora na qual o Outro não será interpretado meramente como hóspede do Eu, mas seja sujeito ativo na escolha do Tema Gerador norteador do ensino-aprendizagem como concretude da justiça na relação Eu-Outro.

Presidente - 1167735 - ELNORA MARIA GONDIM MACHADO LIMA
Interno - 422692 - GILDASIO GUEDES FERNANDES
Externo à Instituição - TIAGO TENDAI CHINGORE - UFC
Notícia cadastrada em: 20/09/2019 18:06