Banca de DEFESA: MÔNICA SAMPAIO DA SILVA

DISCENTE: MÔNICA SAMPAIO DA SILVA
DATA: 11/05/2020
LOCAL: DEFESA NA FORMA ONLINE - Resolução Nº 015/2020 CONSELHO UNIVERSITÁRIO
TÍTULO: CARTOGRAFIA DA PRÁTICA DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO: OS PROCESSOS DE TERRITORIALIZAÇÃO/DESTERRITORIALIZAÇÃO/RETERRITORIALIZAÇÃO E A CRIAÇÃO CONCEITUAL
PALAVRAS-CHAVES: Territorialização; Desterritorialização; Reterritorialização; Criação Conceitual, Ensino Médio.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia

Esta dissertação objetivou problematizar como os professores de filosofia do Ensino Médio de algumas escolas da zona urbana da cidade de União-PI criam conceitos a partir dos processos de territorialização, desterritorialização e reterritorialização. A pesquisa tem como objetivo cartografar a prática docente dos professores de filosofia a partir dos processos da geofilosofia de territorializar, desterritorializar e reterritorializar na criação conceitual de acordo com a perspectiva filosófica de Gilles Deleuze. O percurso metodológico adotado foi a cartografia, entendida como procedimento de acompanhamento de processos ocorridos num território existencial em que a realidade é tomada como multiplicidade, considerada como procedimento aberto, flexível e coerente com a perspectiva filosófica adotada nesta pesquisa. A partir da problemática apontada nesta pesquisa, pretendeu-se, com base nas narrativas dos docentes, compreender como eles traçam seu plano de imanência, como se desterritorializam para outros territórios fora da filosofia, enquanto professores nômades em busca de elementos não-filosóficos, trazendo-os para seu território e, assim, fazem das suas aulas momentos de inspiração, de criação conceitual. Como fundamentação teórica recorreu-se ao aporte teórico de Gilles Deleuze e seus principais comentadores, tais como Machado (1990) e Gallo (2012).

Externo à Instituição - ALESSANDRO RODRIGUES PIMENTA - UFT
Interno - 1210409 - DEYVISON RODRIGUES LIMA
Presidente - 1446976 - JOSE RENATO DE ARAUJO SOUSA
Notícia cadastrada em: 29/04/2020 16:39