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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CÉLIA CARVALHO FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CÉLIA CARVALHO FERREIRA
DATA: 31/03/2022
HORA: 16:00
LOCAL: Banca na modalidade remota - Link será informado em data mais próxima ao evento.
TÍTULO: PENSAMENTO E AÇÃO EM DEWEY: PRAGMATISMO E DEMOCRACIA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino; Filosofia; Democracia; Experiência; Pragmatismo.
PÁGINAS: 41
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO:

A presente Dissertação de Mestrado foi intitulada "Pensamento e ação” em Dewey: Pragmatismo e Democracia. A problemática de pesquisa em questão trata de articular as categorias ‘pensamento e ação’ considerando-as como temas fundamentais da doutrina pragmatista, sobretudo pelo fato dessa corrente representar uma ruptura com a tradição filosófica que priorizou o absoluto, a abstração, a teoria em detrimento da experiência e da prática. A filosofia de John Dewey representa uma contribuição importante para o pensamento quando compreende que o pensamento é uma ferramenta de muitos e variados usos, sendo que seu papel principal é a ‘resolução de problemas’. Neste sentido, será agregada à análise sobre pensamento e ação a noção de democracia construida por John Dewey e, o papel que a experiência democrática exerce no campo da educação. O propósito é realizar a discussão proposta à luz dos objetivos que buscamos para o ensino de Filosofia. A categoria teórica principal da filosofia pragmatista de Dewey é a noção de experiência, segunda a qual estamos em processos plenos de interação, presente tanto na natureza quanto nas relações sociais, políticas e educacionais. O ser humano está em constante interação com a sua história, com as pessoas e as coisas. O objetivo principal é realizar uma investigação teórica sobre as concepções de Dewey que envolvem a relação pensamento e ação, presente em sua epistemologia pragmatista, portanto em sua concepção de conhecimento, a noção de experiência e por fim, o significado da experiência democrática e sua contribuição ao ensino de Filosofia. Os objetivos específicos visarão compreender a epistemologia pragmatista e sua unidade entre pensamento e ação; investigar a noção de experiência, sobretudo a experiência educativa fundada na atividade do pensamento que implica em resolução e problemas; realizar um estudo sobre a noção de experiência democrática e sua contribuição ao ensino de filosofia e por fim, apreseentar uma proposta metodológica para o ensino de Filosofia a partir das contribuições do pragmatismo de John Dewey.Trata-se de um estudo teórico de natureza bibliográfico que tomara a obra do autor pesquisado com base nos seus textos e no contexto e a partir da delimitação produzida pelo estudo, ou seja, para fins da nossa investigação serão consideradas as seguintes categorias de análises: Pensamento e Ação; Experiência, Resolução de Problemas, Experiência Democrática e Ensino de Filosofia. Para que os propositos da Dissertação sejam satisfatoriamente alcançados a pesquisa tomará por base as seguintes obras de Dewey: Reconstrução em Filosofia (1920); Experiência e Natureza(1925); Como Pensamos (1909); Democracia e Educação(1979); A Questão da Certeza( 1929), além de textos de intérpretes de Dewey e escritos atuais sobre ensino de filosofia.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2184886 - EDNA MARIA MAGALHAES DO NASCIMENTO
Interno - 1446976 - JOSE RENATO DE ARAUJO SOUSA
Externo à Instituição - LEONI MARIA PADILHA HENNING - UEL
Notícia cadastrada em: 21/03/2022 15:11
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