Banca de QUALIFICAÇÃO: MOISANIEL LOPES DE ALMEIDA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MOISANIEL LOPES DE ALMEIDA JUNIOR
DATA: 08/08/2023
LOCAL: Qualificação remota - Sala virtual no Google meet
TÍTULO: A ÉTICA DENTOLÓGICA EM KANT E AS SUAS APLICAÇÕES NO COTIDIANO DO ALUNO: UMA INTERVENÇÃO FILOSÓFICA PARA O ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Ética; moral; Deontologia; imperativo categórico; estudo de caso.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia

A presente dissertação tem como objetivo desenvolver uma sequência didática por meio de um estudo de caso que possa provocar nos alunos do Ensino Médio uma consciência ética a partir da deontologia e o Imperativo Categórico kantiano. A dissertação está dividida em quatro capítulos. No tópico I, investiga a lei moral kantiana como fundamento da razão prática, tendo como base as obras Fundamentação da Metafísica dos Costumes e a Crítica da razão prática. No tópico II, aborda o ensino de filosofia no Ensino dentro de uma perspectiva kantiana a partir de seu texto Resposta à pergunta: o que é o esclarecimento? No tópico 3, é abordado o estudo de caso como estratégia metodológica da pesquisa. O estudo de caso foi escolhido como estratégia adequada desse processo prático em sala de aula porque os princípios que nortearam a pesquisa foram questões do tipo “como” e “por que”, quer dizer, quando o pesquisador, o aplicador ou o observador tem pouco controle sobre o processo da aplicação da pesquisa. No tópico 4 é apresentado a análise e interpretação dos dados e o produto dessa dissertação, uma sequência didática da aplicabilidade do Imperativo Categórico kantiano em sala de aula. Por fim, é elaborada aconclusão a partir do problema investigado nesse projeto.

Presidente - 1167735 - ELNORA MARIA GONDIM MACHADO LIMA
Externo ao Programa - 905801 - GERSON ALBUQUERQUE DE ARAUJO NETO
Interno - 620.085.193-09 - TIAGO TENDAI CHINGORE - ULM
Notícia cadastrada em: 07/08/2023 17:28