Banca de DEFESA: GENIVAL SANTOS DE OLIVEIRA

DISCENTE: GENIVAL SANTOS DE OLIVEIRA
DATA: 28/02/2024
LOCAL: Espaço integrado I - Sala 363 do CCHL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI
TÍTULO: Pensando identidade de gênero nas escolas a partir de Judith Butler: Seja queer você quiser
PALAVRAS-CHAVES: Teoria queer; Educação; Identidade de gênero.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: História da Filosofia

A presente dissertação enfrenta o problema de como pensar uma educação que trabalhe a questão da identidade de gênero, de modo a promover igualdade e liberdade. O objetivo central é analisar e compreender como a teoria queer de Judith Butler desafia e reconfigura as noções tradicionais de identidade de gênero e sexualidade, investigando como suas ideias influenciam e moldam as discussões contemporâneas sobre questões LGBTQIA+ e os debates sobre poder, performatividade e normatividade na sociedade. O trabalho busca explorar a subjetividade e as experiências individuais e coletivas dos alunos. O principal marco teórico é a obra de Judith Butler, em especial o texto "Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade". O método empregado é de pesquisa bibliográfica e revisão sistemática de literatura. A dissertação se divide em três capítulos. O primeiro capítulo percorre o caminho teórico de Judith Butler, apresentando o quadro geral de seu pensamento. O segundo procura apontar, esquemática e sistematicamente, como a teoria butleriana pode possibilitar intervenções no discurso escolar. O terceiro narra a intervenção realizada, os resultados da pesquisa e a confecção do “produto”, enquanto ferramenta filosófico-pedagógica. A intervenção realizada em sala de aula, que resultou na produção de ferramentas audiovisuais (vídeo aminado), leva à conclusão de que a teoria queer tem muito a contribuir para a promoção uma educação libertadora, por meio do ensino de filosofia nas escolas.

Presidente - 3159858 - LUCAS NOGUEIRA DO REGO MONTEIRO VILLA LAGES
Externo ao Programa - 2184886 - EDNA MARIA MAGALHAES DO NASCIMENTO
Externo ao Programa - 1764151 - JOSE ELIELTON DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 23/02/2024 11:11