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Banca de DEFESA: CRISTIANO PRÓSPERO GOMES
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIANO PRÓSPERO GOMES
DATA: 12/09/2025
HORA: 16:00
LOCAL: Sala virtual - link: https://meet.google.com/ujj-wbnw-qyq
TÍTULO: FILOSOFIA E MÚSICA NO PROCESSO PEDAGÓGICO – O SOM DO PENSAMENTO DE WALTER BENJAMIN
PALAVRAS-CHAVES: Teaching. Philosophy. Music. Art. Walter Benjamin.
PÁGINAS: 99
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO:

 

A música é uma linguagem universal, capaz de despertar emoções, sensações e transmitir mensagens de forma singular e plural, integrando-se às mais diversas culturas. Sua inserção no ensino de filosofia amplia as possibilidades de reflexão sobre arte, estética, ética e cultura, além de promover o diálogo, o autoconhecimento e o desenvolvimento do pensamento crítico entre os alunos. Nesse contexto, a presente pesquisa investiga a relação entre filosofia e música no ambiente escolar, considerando a música como ferramenta pedagógica para uma formação integral. O objetivo geral é elaborar uma sequência didática para o 1º ano do Ensino Médio, explorando essa relação. Entre os objetivos específicos, destacam-se: a) discutir a importância da música para estimular a reflexão filosófica; b) analisar os efeitos da interdisciplinaridade entre filosofia e música no desenvolvimento de competências filosóficas; c) produzir uma sequência didática que relacione teoria filosófica a experiências musicais significativas. A fundamentação teórica articula diferentes perspectivas: Walter Benjamin (1975), ao refletir sobre a experiência estética e a reprodutibilidade técnica, oferece uma leitura crítica das relações entre arte, cultura e sociedade; Paulo Freire (1987), com sua concepção de educação dialógica e emancipadora, sustenta a proposta pedagógica do trabalho; Chimamanda Ngozi Adichie (2019) destaca a importância da multiplicidade de narrativas na construção do pensamento crítico e da consciência cultural; e Edgar Morin (2000) contribui com sua abordagem da complexidade e da transdisciplinaridade, fundamentais para integrar saberes e promover uma educação mais abrangente. Esses referenciais teóricos são analisados à luz dos documentos curriculares oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Assim, ao promover o diálogo entre filosofia e música na escola contemporânea, espera-se estimular nos alunos uma postura mais crítica, criativa e sensível diante dos desafios da existência humana.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - 972.***.***-15 - ELAYNE CRISTINA ROCHA DIAS - IFPI
Presidente - 1550705 - LUIZIR DE OLIVEIRA
Interno - 1049663 - MARIA DE JESUS DOS SANTOS

Cadastrada em: 02/09/2025
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