CT - ENGENHARIA CARTOGRÁFICA E DE AGRIMENSURA - Presencial - Teresina

 

Curso  Nível  Graduação

CENTRO DE TECNOLOGIA - CT

Notícias

Defesas de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação 2024.2


DISCENTE: Ana Maria Bandeira Viana

BANCA: Prof. Dr. Péricles Luiz Picanço Júnior (Presidente e Orientador - DTG/CT/UFPI)

Prof. Dr. Lineardo Ferreira de Sampaio Melo (Examinador Interno - DTG/CT/UFPI)

Eng. Esp. Jonas Ferreira Rocha (Examinador Externo - INTERPI)

DATA: 17/01/2025

HORÁRIO: 14:00

LOCAL: Centro de Tecnologia

TÍTULO: ANÁLISE DA FUNÇÃO SOCIAL DOS IMÓVEIS REGULARIZADOS NO ASSENTAMENTO ESTADUAL CORTE DO MEIO EM ALTOS, PIAUÍ.

 

RESUMO

Este trabalho examina a regularização fundiária no assentamento Corte do Meio, em Altos-PI, com foco na função social da propriedade conforme a legislação brasileira. A pesquisa discute a problemática estrutural da disputa territorial no país, evidenciando insegurança jurídica e exclusão social, conforme aponta o artigo 6º da Constituição Federal de 1988. Destaca-se a vulnerabilidade das populações pobres e a precariedade habitacional. A hipótese central, baseada na literatura, é que as irregularidades ocupacionais no Piauí decorrem da acumulação de terras por latifundiários, deixando propriedades sem cumprir sua função social. Para avaliar os impactos da regularização fundiária no assentamento Corte do Meio, foram realizadas análises com base em imagens do Street View de 2018 a 2024, que mostram pequenas melhorias nas construções e um desenvolvimento inicial do comércio local. Foram entrevistados 13 beneficiários da regularização na área entre os 26 lotes regularizados. Dentre os entrevistados, 66,7% afirmaram que suas vidas melhoraram após a regularização, mencionando maior segurança e acesso a oportunidades. Além disso, um croqui foi elaborado para demonstrar o perfil atual do assentamento, incluindo sua infraestrutura posterior a regularização. Foi também mapeado o uso dos lotes rurais, demonstrando como os moradores exploram suas terras para agricultura, subsistência e outras atividades econômicas, analisando as mudanças ocorridas após a titulação. Os resultados indicam que a regularização fundiária trouxe melhorias concretas aquela população como a segurança jurídica . Contudo, conclui-se que, apesar de cumprir seu papel, a política de regularização fundiária não resolve isoladamente os problemas estruturais. É necessário um alinhamento com outras políticas públicas que fiscalizem e incentivem a função social da propriedade, garantindo que a região regularizada seja incluída no planejamento municipal e que as terras doadas pelo Estado não sejam abandonadas ou utilizadas de forma precária.

 

PALAVRAS-CHAVE: Regularização fundiária, Função social da propriedade,

Inclusão social, Desenvolvimento socioeconômico, Justiça agrária.

 

 

DISCENTE: Enzo de Oliveira Meneses e Thiago de Almeida Cruz

BANCA: Prof. Dr. Péricles Luiz Picanço Júnior (Orientador e Presidente - DTG/CT/UFPI)

Prof. Dr. Lineardo Ferreira de Sampaio (Examinador Interno - DTG/CT/UFPI)

Prof. Me. Deniezio dos Santos Gomes (Examinador Interno - DTG/CT/UFPI)

DATA: 21/01/2025

HORÁRIO: 10:00

LOCAL: Centro de Tecnologia

TÍTULO: ANÁLISE COMPARATIVA DAS PRECISÕES GEOMÉTRICAS DO CADASTRO AMBIENTAL RURAL E DO CADASTRO RURAL.

 

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo comparar a geometria das feições mapeadas através do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR) e do Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF) no Estado do Piauí. A pesquisa se concentra na identificação e análise das incompatibilidades geométricas existentes entre as feições nos dois sistemas, que frequentemente resultam em sobreposições e conflitos de dados geoespaciais. O CAR é crucial no processo de gestão ambiental no Brasil, no entanto a imprecisão nos dados geométricos pode gerar inconsistências na execução da legislação ambiental. Essa análise é importante, pois a integração entre esses sistemas pode aprimorar a precisão na identificação de áreas ambientalmente protegidas e garantir uma gestão ambiental mais eficiente. A pesquisa explora as diferenças nas metodologias de coleta de dados, as variáveis consideradas por cada sistema e a interoperabilidade das plataformas. Espera-se que os resultados deste estudo ajudem a identificar os principais desafios na padronização dos dados ambientais, propondo soluções para minimizar suas divergências. A padronização dos dados do CAR é fundamental para garantir um desenvolvimento sustentável, beneficiando tanto o governo quanto os proprietários rurais. Com base nas conclusões, serão sugeridas melhorias nos processos de coleta e análise de dados, com o objetivo de aumentar a compatibilidade e a confiabilidade dos sistemas.

 

PALAVRAS-CHAVE: SIGEF, SICAR, Incompatibilidades, Gestão ambiental.

 

 

DISCENTE:  Francielly Gomes da Silva e Mateus Pereira de Assunção

BANCA: Prof. Me. Ewerton Chaves Moreira Torres (Orientador e Presidente - DTG/CT/UFPI)

Prof. Dra. Elayne da Silva Figueredo (Examinador Interno -  DTG/CT/UFPI)

Eng. Me. Vicente de Paula Sousa Júnior (Examinador Externo - PRODEMA)

DATA: 21/01/2025

HORÁRIO: 14:00

LOCAL: Centro de Tecnologia

TÍTULO: O USO DE ANÁLISE DE SENTIMENTO PARA AVALIAR A PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS DE TRANSPORTE PÚBLICO ATRAVÉS DE DADOS DE REDE SOCIAL.

 

RESUMO

O transporte coletivo desempenha um importante papel na mobilidade urbana. É importante ressaltar que sua qualidade e eficiência impactam diretamente os usuários que o utilizam. Os desafios enfrentados pelo transporte coletivo em Teresina, como a superlotação, falta de infraestrutura e tarifas elevadas, geram grande descontentamento na população que o utiliza. Com o a popularização das redes sociais, as interações entre os usuários geram um grande volume de dados todos os dias. O Twitter, por exemplo, é uma rede social que facilita uma comunicação rápida e interativa entre seus usuários ao redor do mundo, nesta plataforma as pessoas costumam expressar suas opiniões sobre diversas situações que vivem em seu cotidiano, entre elas, o uso do transporte público. Assim, este trabalho teve como objetivo realizar uma análise de sentimentos por meio de dados coletados do Twitter, referentes ao intervalo entre janeiro de 2018 e dezembro de 2022, para promover uma avaliação global da percepção dos usuários do transporte coletivo de Teresina. A análise de sentimento foi realizada utilizando técnicas de Processamento de Linguagem Natural (PLN) e Machinne Learning, visando identificar padrões nos tweets coletados dos usuários. Os resultados obtidos demonstraram um julgamento negativo em  relação ao transporte coletivo. A partir disso o uso dessas informações poderão contribuir para um melhor entendimento das necessidades e expectativas dos usuários.

 

PALAVRAS-CHAVE: Transporte coletivo; Twitter; Análise de sentimento; Processamento de Linguagem Natural; Machine Learning.

 

 

DISCENTE: Ives Coelho Farias

BANCA: Prof. Me. Ewerton Chaves Moreira Torres (Orientador e Presidente - DTG/CT/UFPI)

Prof. Me. Marcos Machado de Albuquerque (Examinador Interno - DTG/CT/UFPI)

Eng. Esp. José Falcão Morais Neto (Examinador Externo)

DATA: 17/01/2025

HORÁRIO: 10:00

LOCAL: Centro de Tecnologia

TÍTULO: CONTROLE DO SISTEMA VIÁRIO EM CENTROS URBANOS

 

RESUMO

O crescimento acelerado das cidades, impulsionado pela Revolução Industrial, resultou em novos desafios relacionados ao uso do espaço urbano, especialmente no que tange à mobilidade e ao tráfego de veículos. A alta densidade populacional e a dependência dos automóveis comprometem a qualidade de vida e os serviços urbanos, refletindo a complexidade das interações socioeconômicas e culturais nas áreas urbanas. Esse cenário torna evidente a necessidade de uma gestão eficaz do sistema viário, diante de problemas como congestionamentos, poluição e pouco espaço para os pedestres e ciclistas. Este estudo se propõe a analisar a importância do plano diretor e das tecnologias e ideias emergentes na melhoria do controle do tráfego, buscando criar ambientes urbanos mais seguros e sustentáveis. A pesquisa, realizada por meio de uma revisão de literatura, abrange publicações dos últimos 10 anos, com o objetivo de fornecer subsídios para políticas públicas que promovam uma mobilidade urbana eficiente, beneficiando tanto a qualidade de vida dos cidadãos quanto o desenvolvimento econômico e sustentável das cidades. As diretrizes estabelecidas pelo Plano Diretor e a Lei da Mobilidade Urbana oferecem um caminho a ser seguido, mas a sua eficácia depende da participação ativa da comunidade e do comprometimento dos gestores públicos em utilizar a legislação como uma ferramenta para promover a infraestrutura necessária. Além disso, a adoção de novas tecnologias de trânsito, como sistemas inteligentes de transporte, espaços compartilhados e inovações na sinalização viária, apresenta-se como um recurso valioso para enfrentar a complexidade dos desafios urbanos. Essas soluções podem otimizar o fluxo viário, aumentar a segurança e melhorar a experiência dos usuários, contribuindo para um sistema de mobilidade urbana mais eficiente e sustentável.

 

PALAVRAS-CHAVE: Controle de tráfego. Sistema viário. Centros urbanos. Plano diretor. Espaços compartilhados.


Notícia cadastrada em 15/01/2025 09:49  

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