LINHAS DE PESQUISA DOS(AS) DOCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO/CSHNB
Prof. Dr. Alexandre Leite dos Santos Silva
1. Formação de professores de Ciências e de Física;
2. Ensino-Aprendizagem de Ciências e de Física;
3. Ensino de Ciências e de Física para a Educação do Campo.
Profa. Dra. Edneide Maria Ferreira da Silva
1. Ensino de Ciências/Química: Formação docente para o ensino de Ciências/Química, abordando os aspectos didáticos, metodológicos, históricos e tecnologias utilizadas;
2. Métodos e Técnicas de Ensino: Conhecimento, desenvolvimento e aplicação de métodos e técnicas de ensino de Ciências/Química que contemplem a realidade do Campo;
3. Metabolismo e Bioenergética: Estudo físico-químico de processos biológicos que favorecem ou não (causa) o uso de alguns grupos de elementos no Semiárido e como esses elementos podem ser absorvidos pelos seres vivos;
4. Educação Rural/Campo: aspectos sociais e históricos dos movimentos sociais e sua relação com a Educação do Campo;
5. Fertilidade do Solo e Adubação: Quantificação de nutrientes em adubos orgânicos e sua obtenção via processo de compostagem.
Prof. Dr. Fábio Soares da Paz
1. Formação de professores: inicial e continuada;
2. Metodologia do Ensino de Física;
3. Prática docente no ensino de Física e Matemática.
Profa. Dra. Fabrícia de Castro Silva
1. Modificação de superfícies;
2. Adsorção de corantes em polímeros;
3. Ensino de química.
Prof. Dr. Gardner de Andrade Arrais
1. Educação do Campo: Princípios, história, fundamentos teóricos, métodos e práticas de Educação do Campo. Formação de professores do campo. Políticas Públicas de Educação do Campo. Cultura e Educação Popular. Cultura, patrimônio, tradições e costumes dos povos do campo. Educação contextualizada no Semiárido. Educação Ambiental.
2. Ensino de Ciências: Ensino de Ciências em escolas do campo. Metodologias e instrumentos de Ensino de Ciências. Ensino de Ciências contextualizado. Teorias da aprendizagem e ensino de Ciências.
Prof. Me. Jânio Ribeiro dos Santos
1. Relação entre Questão Agrária e Educação do Campo;
2. Educação e Movimentos Sociais do Campo;
3. Políticas Públicas na Educação do Campo;
4. Trabalho Pedagógico nas Escolas do Campo;
5. Formação de Professores e Prática Docente.
Profa. Dra. Juliana do Nascimento Bendini
1. Apicultura: manejo de abelhas africanizadas no semiárido, produção e caracterização de produtos apícolas, associativismo e sustentabilidade da atividade apícola em comunidades do semiárido;
2. Meliponicultura: conservação de espécies de abelhas nativas/educação ambiental;
3. Plantas da Caatinga: plantas de interesse apícola.
Prof. Dr. Lauro Araújo Mota
1. Psicologia da Educação;
2. Educação Especial;
3. Educação Inclusiva.
Prof. Dr. Maurício Fernandes de Silva
Filosofia e Educação do Campo.
Esta linha de pesquisa pretende abordar duas grandes perspectivas para o ensino de Filosofia hodiernamente:
a) A exposição da importância da Filosofia no contexto da Educação do Campo.
b) A retomada de elementos ínsitos na própria Educação do Campo que já trazem inscritos em si a reflexão filosófica ou de forma implícita, a urgência desta.
A Filosofia, embora marginal no contexto curricular da Educação do Campo em sua habilitação em Ciências da Natureza, pode oferecer um processo reflexivo rico e profícuo a partir de elementos ínsitos no próprio curso. Em relação à primeira perspectiva, pretende-se uma investigação acerca da importância da Filosofia no contexto atual a partir de seus potenciais de tradutibilidade dos discursos que permeiam a esfera pública (científicos, políticos, religiosos), e a partir destes potenciais de tradutibilidade, compreender seu papel e importância no contexto da Educação do Campo. Seu aspecto crítico em relação à racionalidade pode prover elementos necessários à uma relação de inter e transdisciplinaridade no interior da LEDOC, apontando elementos que, como uma pedra de toque, possam promover a coparticipação epistêmica no âmbito de compreensão da complexidade do real e do próprio ato de conhecer – que abriga tanto docentes quanto discentes. No que tange a segunda perspectiva, pretende-se uma retomada de conceitos ínsitos na própria Educação do Campo que expressam uma aproximação com a Filosofia. Serão trabalhados conceitos como emancipação, subjetividade, fenomenologia (e ecofenomenologia), ética, moral, cidadania, responsabilidade, liberdade, dentre outros, vinculados às experiências e à própria existencialidade dos sujeitos do campo e suas respectivas comunidades. O objetivo principal é a exposição da relação de proximidade entre Filosofia e Educação do Campo, procurando assinalar o papel e a importância daquela e de seu ensino na LEDOC e nas escolas do campo.
Profa. Ma. Melise Pessoa Araújo Meireles (AFASTADA)
1. Etnobotanica do Semiárido piauiense;
2. Metodologia e ensino de Ciências
Profa. Dra. Michelli Ferreira dos Santos
1. Genética
2. Biologia Molecular
3. Recursos Genéticos Vegetais (com ênfase em Sementes Crioulas/Patrimônio Genético/ Conhecimento Tradicional Associado)
4. Ensino de Ciências
Profa. Dra. Patrícia Sara Lopes Melo
1. Prática pedagógica;
2. Formação e prática docente;
3. Identidade Profissional Docente.
Profa. Dra. Suzana Gomes Lopes
1. Biologia de parasitos de interesse médico e veterinário;
2. Produtos naturais e sua atuação no combate de parasitos de caprinos e ovinos;
3. Ecologia de parasitos de animais silvestres, com ênfase em répteis;
4. Educação do campo, com ênfase em Ensino de Ciências.
Profa. Dra. Simone Vieira Batista
1. História da Educação;
2. Educação do Campo.
Profa. Dra. Tamaris Gimenez Pinheiro
1. Ecologia e parasitologia de moluscos de água doce;
2. Doenças negligencias e o ensino de Ciências;
3. Educação em Saúde para os povos do campo;
4. Educação ambiental: práticas e perspectivas de professores e alunos sobre a Educação Ambiental nas escolas do campo;
5. Ensino de Zoologia nas escolas do campo;
6. Saberes populares e a zoologia.
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