Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LETÍCIA VIEIRA MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LETÍCIA VIEIRA MOURA
DATA: 16/09/2025
HORA: 09:00
LOCAL: http://meet.google.com/twn-hkfc-vcg
TÍTULO: ANUROS NO SEMIÁRIDO O PARADOXO DA SOBREVIVÊNCIA: COMPOSIÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DA ANUROFAUNA EM ÁREA DE SEMIÁRIDO NO MUNICÍPIO DE FLORIANO – PIAUÍ/BRASIL ENTRE OS PERÍODOS DE ÁGUA E ESTIAGEM NO BIÊNIO 2024 – 2025.
PALAVRAS-CHAVES: Adaptação das espécies, Anurocenose, Diversidade, Habitats efêmeros
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO:

A região Nordeste apresenta uma diversidade de ecossistemas (Cerrado, Caatinga, Floresta Amazônica e Mata Atlântica), como também áreas de transição, sendo essa região composta por grande diversidade biológica . O estado do Piauí possui uma vasta área ecotonal, entre o Cerrado e a Caatinga, localizada no semiárido nordestino e rica em biodiversidade, formando gradientes ecológicos sensíveis às mudanças ambientais. Torna-se, portanto, uma área importante para estudos ecológicos e de conservação. No entanto, pouco se sabe sobre atividade das espécies presentes no semiárido piauiense durante o período de estiagem, dificultando a compreensão das atividades das espécies que vivem nessas condições. É necessário ampliação de estudos para conhecer sobre as espécies ativas no semiárido durante o período de estiagem. Considerando que, que no semiárido os recursos hídricos são limitados e a disponibilidade de água varia ao longo do ano, os ambientes com corpos d’águas temporárias desempenham um papel fundamental na manutenção e sobrevivência de diferentes organismos. Esta dissertação tem por objetivo fornecer conhecimento sobre as espécies que ocorrem no semiárido e que se mantêm em atividade no período de seca (1º Capítulo), bem como compreender como as poças temporárias influenciam a distribuição da anurofauna durante o período chuvoso (2º Capítulo). Com relação ao delineamento amostral, a fim de verificar a presença de anuros no local, foram realizadas visitas quinzenais às áreas propensas à inundação (Busca ativa) no período das 17h00 às 23h00, em ambos os períodos. Também foram instalados gravadores de voz Ditafone MP3, modelo Henniu 8GB Mini USB Digital, ativados por vocalização, tanto no período de estiagem quanto no chuvoso. No período de estiagem, foram instaladas armadilhas de queda do tipo “pitfall trap” no solo, do tipo garrafas PET de 2L, garrafas PET de 5L e baldes de 18L enterrados no solo. A fim de verificar a abundância de espécies foi calculada a abundância relativa (AR) dos indivíduos nos meses de estudo, cálculo da dominância das espécies os valores absolutos de espécimes e espécies e a frequência de ocorrência das espécies durante o período de estiagem e chuvoso. Mesmo diante das condições adversas da estiagem, foram registrados 297 indivíduos de anuros, evidenciando a capacidade de adaptação dessas espécies a ambientes com baixa disponibilidade de água. Durante período chuvoso, foram registrados 228 indivíduos, indicando que as poças temporárias desempenham papel importantes para a manutenção e reprodução da anurofauna.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - 024.***.***-84 - DÉBORAH PRACIANO DE CASTRO - UFOPA
Presidente - 1650392 - MAURO SERGIO CRUZ SOUZA LIMA
Externo à Instituição - 052.***.***-82 - MAYRA CAROLINY DE OLIVEIRA SANTOS - NENHUMA
Externo ao Programa - 1731739 - WALDIMA ALVES DA ROCHA
Notícia cadastrada em: 02/09/2025 10:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 18/09/2025 02:23