Esta qualificação investiga o uso do potencial cartográfico nos livros didáticos de Geografia destinados aos anos finais do Ensino Fundamental, com o objetivo de compreender em que medida os mapas são explorados como instrumentos pedagógicos significativos. O estudo parte da análise dos documentos orientadores — a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os editais do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) —, buscando identificar os fundamentos legais e pedagógicos atribuídos à cartografia no ensino de Geografia. A partir disso, realizou-se uma análise qualitativa e quantitativa da presença dos mapas em livros didáticos aprovados pelo PNLD, observando sua distribuição, a associação com outros elementos gráficos (como legendas, gráficos e imagens), e os tipos de atividades que os acompanham. Os resultados apontam que, majoritariamente, os mapas são utilizados como recursos visuais de apoio, com baixo nível de exploração crítica, restringindo-se a funções ilustrativas. No terceiro capítulo, a pesquisa propõe alternativas de reestruturação das atividades didáticas com base nos próprios mapas presentes nos livros, transformando-os em atividades de saída — que favorecem a análise, a síntese e a avaliação crítica —, em contraste com as tradicionais atividades de entrada ou de simples processamento da informação, que pouco contribuem para o desenvolvimento do pensamento geográfico dos estudantes. Como contribuição, a qualificação oferece caminhos para a ressignificação da cartografia escolar, reforçando seu papel como linguagem de leitura e interpretação do espaço geográfico, conforme previsto nas diretrizes curriculares nacionais.