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Banca de QUALIFICAÇÃO: GILMARA CANTANHEDE GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILMARA CANTANHEDE GOMES
DATA: 30/06/2015
HORA: 09:00
LOCAL: CCHL - Sala de Vídeo II
TÍTULO:

Sobre o saber, o fazer e o trançar: uma proposta de classificação do Transado de fibras do Estado do Piauí


PALAVRAS-CHAVES:

Trançado de fibras, Patrimônio, Proposta de Classificação.


PÁGINAS: 121
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia
RESUMO:

Desde a antiguidade, o trançado de fibras persiste ultrapassando as barreiras do tempo, no qual pode ser observado nos lugares, saberes, fazeres e usos das populações indígenas, também tradicionais urbanas e rurais, perpetuando através das memórias e dos traços culturais que impregnam os grupos aos quais pertencem. A partir de tais considerações, a presente pesquisa tem por objetivo realizar um inventário e Proposta de Classificação para o Trançado de fibras produzido e comercializado nos Estado do Piauí e Maranhão, provenientes de artesãos/artesãs da cidade de Altos/PI e de grupos indígenas de Barra do Corda/MA, através de parâmetros como a forma, técnica de execução, matéria prima, função entre outros aspectos. A problemática envolve quais parâmetros devem ser considerados para a classificação pautados principalmente pelas singularidades e regularidades presentes no Trançado pesquisado. As pesquisas de campo realizaram-se mais efetivamente a partir de novembro de 2014, reiniciando em janeiro de 2015 até a segunda quinzena de abril de 2015, semanalmente, na cidade de Altos e por três vezes no mercado central, além de uma visita à Casa do Índio em Teresina, que proporcionou a observação dos modos de saber, fazer e usos dos trançados presentes no cotidiano desses grupos. O campo persistirá até a conclusão deste trabalho. O embasamento teórico-metodológico está relacionado à discussão sobre patrimônio, etnoarqueologia e conceitos, características e análises sobre o Trançado de Fibras, sob a perspectiva lançada por Ribeiro (1985), além de outros aspectos antropológicos, culturais, arqueológicos que possam enriquecer estas discussões. Sobre o patrimônio, o objetivo é ressaltar a importância do Trançado de Fibras como indicador cultural de grupos humanos tanto em sepultamentos indígenas quanto em trançados produzidos por grupos tradicionais urbanos e rurais como os artesãos de Altos/PI e que deve ser valorizado por estar presente no cotidiano de diversas sociedades.  A etnoarqueologia surge como uma "ponte" que permite analogias  etnográficas como suporte para a interpretação de dados provenientes de contextos arqueológicos através dos estudos dos padrões, das relações sociais, da utilização do espaço de forma hieraquizada, entre outros. Neste caso, os dados arqueológicos estão presentes na revisão bibliográfica realizada para identificar trançados de fibras presentes em sítios arqueológicos do Nordeste do Brasil, sendo que estes são identificados desde a pré-história em sepultamentos, seja através da cultura material, seja através de dados etnográficos, presentes em relatos de cronistas. A justificativa principal é que trabalho pretende dar a devida valoração e valorização ao trançado de fibras do nosso povo.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1219998 - ALEJANDRO RAUL GONZALEZ LABALE
Presidente - 1861182 - FLAVIO RIZZI CALIPPO
Externo ao Programa - 1535017 - JOINA FREITAS BORGES
Interno - 2129289 - MARCIA LEILA DE CASTRO PEREIRA
Notícia cadastrada em: 29/06/2015 11:48
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