Esta pesquisa está centrada em uma análise sobre o Ensino Religioso em duas escolas públicas municipais da cidade de Timon – MA, numa perspectiva antropológica, a partir da imersão no cotidiano escolar. Foram alvo de investigação o ensino religioso nas Escolas Municipais Duque de Caxias e Luiz Miguel Budaruiche, por comportarem alunos de classes sociais e econômicas semelhantes, mas de crenças distintas, localizadas nas zonas central e periférica da cidade, respectivamente. Desse modo com o objetivo de compreender como o sistema municipal de ensino de Timon, Maranhão, tem conseguido lidar com a nova perspectiva de ensino religioso confessional, autorizado pelo STF, o trabalho está organizado em três capítulos em que o primeiro faço um percurso histórico do ensino religioso no Brasil, nos outros capítulos, duas etnografias das escolas. Para alcançar os resultados o estudo está baseado teoricamente em autores como Lévi-Strauss (1991), Geertz (1978), Peirano (1995), Magnani (2012) dentre outros. Como método de investigação foram utilizados a etnografia, por meio de observação direta das atividades escolares relacionadas as aulas de Ensino Religioso, entrevistas semiestruturadas com alunos, professores e funcionários das escolas, anotações em caderno de campo, registro fotográfico dos espaços escolares e das ações desenvolvidas nestes. Os resultados da pesquisa apontam para uma discrepância entre as práticas vivenciadas nas escolas e a proposição legal de laicidade e obrigatoriedade de participação na disciplina. A controvérsia acontece também entre os próprios ministros do Supremo Tribunal Federal – STF quanto a compreensão a respeito do proselitismo do ensino religioso nas escolas públicas do país.