Banca de QUALIFICAÇÃO: LUNNA PAULA DE ALENCAR CARNIB

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUNNA PAULA DE ALENCAR CARNIB
DATA: 30/06/2017
LOCAL: Auditório do Departamento de Nutrição da UFPI
TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA E ACEITAÇÃO SENSORIAL DE GENÓTIPOS DE FEIJÃO-DE-METRO (Vigna unguiculata ssp Sesquipedalis)
PALAVRAS-CHAVES: Vigna unguiculata spp. sesquipedalis, qualidade nutricional, aceitação, consumo, compra
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Ciência e Tecnologia de Alimentos
SUBÁREA: Ciência de Alimentos

CARNIB, L. P. A. CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA E ACEITAÇÃO SENSORIAL DE GENÓTIPOS DE FEIJÃO-DE-METRO (Vigna unguiculata ssp Sesquipedalis). 2017. 76 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição. Universidade Federal do Piauí, Teresina – PI.
O feijão-de-metro é cultivado e consumido como uma hortaliça na fase de vagens verdes ou imaturas. Representa uma excelente e barata fonte de proteínas para a população em geral, além de fornecer outros nutrientes como carboidratos, fibras, vitaminas e minerais. Estudos relacionados à qualidade nutricional e aceitação de das vagens imaturas do feijão-de-metro para o consumo na forma de salada são raros na literatura. Com o propósito de facilitar a inserção do feijão-de-metro na dieta das populações do Meio-Norte brasileiro e aumentar o seu consumo, o presente estudo objetivou avaliar características físico-químicas e sensoriais de genótipos de feijão-de-metro, para o consumo das vagens na forma de salada. Foram avaliados 10 genótipos de feijão-de-metro (Vigna unguiculata spp. sesquipedalis), sendo oito linhagens e duas cultivares, ambos oriundos do Banco Ativo de Germoplasma de feijão-caupi da Embrapa Meio-Norte, Teresina, PI. Determinou-se a composição centesimal, o conteúdo de minerais, a aceitação de consumo como vagem para salada, a preferência em relação a dois modos de preparo e a intenção de compra. Para a composição centesimal e mineral foram realizadas análises de variância e as médias agrupadas pelo teste Scott Knott e comparadas com a testemunha pelo teste de Dunnet (p≤0,05). Na análise sensorial foram realizados os testes de escala hedônica de noves pontos e de pareado de preferência para dois modos de preparo (cozido no vapor e cozido no vapor e depois refogado em óleo de soja), além da intenção de compra; as avaliações foram realizadas com assessores não treinados. Os resultados demonstraram teor de umidade de 86,13% a 90,78%, cinzas variando de 5,9% a 7,44%, elevado conteúdo de proteínas de 26,85 a 30,25 g.100g-1, lipídios de 1,92 g 100g-1 a 3,26 g 100g-1, carboidratos de 49,2% a 54,74% e VET de 337,76 kcal 100g-1 a 349,08 g 100g-1. As linhagens de feijão-de-metro apresentaram bons atributos nutricionais, com destaque para as linhagens 3943 (proteínas, fósforo e potássio), 3950 (sódio), 3952 (magnésio), 3958 (ferro e zinco), 3966 (cálcio), 3979 (manganês), enquanto a cultivar “De Metro” sobressaiu-se apenas quanto ao teor de cobre. As linhagens 3943 e 3966 apresentaram melhor aceitação de consumo como vagem para salada, relativamente à cultivar testemunha “De Metro”, tanto no preparo cozido a vapor quanto no preparo cozido a vapor e depois refogado. As amostras de feijão-de-metro cozidas a vapor e depois refogadas em óleo de soja foram mais preferidas do as que foram apenas cozidas no vapor, com superioridade da linhagem 3943. As linhagens 3966 e 3943 sobressaíram-se quanto à intenção de compra, relativamente à cultivar testemunha “De Metro”, sendo a primeira na forma de preparo cozida a vapor e a segunda quando cozida a vapor e depois refogada em óleo de soja. As linhagens de feijão-de-metro apresentam excelentes características nutritivas e sensoriais, com baixo teor de lipídeos e conteúdo significativo de proteínas, demonstrando que uma grande proporção das necessidades diárias de proteínas e de minerais de um indivíduo pode ser satisfeita através da inserção de quantidades significativas das vagens do feijão-de-metro na alimentação diária, na forma de salada.

Presidente - 300.580.403-82 - MAURISRAEL DE MOURA ROCHA - EMBRAPA
Interno - 844.774.313-68 - KAESEL JACKSON DAMASCENO E SILVA - EMBRAPA
Interno - 1642393 - KAROLINE DE MACEDO GONCALVES FROTA
Externo à Instituição - MARIA BEATRIZ DE ABREU GLORIA - UFMG