Notícias

Banca de DEFESA: ÉRICA MENDONÇA PINHEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ÉRICA MENDONÇA PINHEIRO
DATA: 26/02/2013
HORA: 15:00
LOCAL: Auditorio Professora Francisca Elima Cavalcante Luz
TÍTULO:

 

Caracterização Química, Poder Antioxidante e Efeito do Cozimento de Genótipos de Feijão-Caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.).


PALAVRAS-CHAVES:

Vigna unguiculata (L.) Walp.; cozimento; compostos bioativos; atividade antioxidante.


PÁGINAS: 69
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Ciência e Tecnologia de Alimentos
SUBÁREA: Ciência de Alimentos
RESUMO:

O feijão-caupi é uma espécie cultivada de grande importância para alimentação humana, pois é uma excelente fonte de macro e micronutrientes, além de possuir quantidades significativas de compostos fenólicos e benefícios à saúde devido ao seu potencial antioxidante. Este trabalho objetivou caracterizar quimicamente, verificar o poder antioxidante e o efeito do processamento em três genótipos de feijão-caupi. Foram estudadas a cultivar Pingo de Ouro 1-2 e as linhagens MNC03-737F-5-4 e MNC03-737F-5-9 cedidas pela Embrapa Meio-Norte,PI. A composição centesimal foi determinada por meio das análises de umidade, cinzas, lipídios, proteínas e carboidratos. Foram determinados os teores de antocianinas, flavonóides, taninos, compostos fenólicos totais e atividade antioxidante pelos métodos de DPPH e ABTS. O cozimento provocou aumento dos teores de umidade para todos os genótipos estudados e do teor de proteínas para as linhagens MNC03-737F-5-4 e MNC03-737F-5-9 e redução significativa para os teores de cinzas, carboidratos e valor calórico energético total. O cozimento reduziu significativamente os teores de flavonóides, taninos, compostos fenólicos e atividade antioxidante por DPPH em todos os genótipos analisados apresentando a cultivar Pingo de Ouro 1-2, os maiores teores no feijão cru e cozido. Na análise de atividade antioxidante por ABTS foi observada redução significativa da capacidade antioxidante somente para a cultivar Pingo de Ouro 1-2, que apresentou a maior capacidade antioxidante. Apesar da redução da maioria dos compostos estudados e da atividade antioxidante dos genótipos após o cozimento, o feijão-caupi apresentou componentes e características que tornam seu consumo vantajoso do ponto de vista nutritivo e funcional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 300.580.403-82 - MAURISRAEL DE MOURA ROCHA - EMBRAPA
Interno - 844.774.313-68 - KAESEL JACKSON DAMASCENO E SILVA - EMBRAPA
Externo à Instituição - EVANIA ALTINA TEIXEIRA DE FIGUEIREDO - UFC
Externo à Instituição - ROBSON ALVES DA SILVA - IFPI
Notícia cadastrada em: 21/02/2013 17:06
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 29/03/2024 12:03