Notícias

Banca de DEFESA: JORDDAM ALMONDES MARTINS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JORDDAM ALMONDES MARTINS
DATA: 25/04/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 04 do Departamento de Biofísica e Histologia
TÍTULO: Restrição calórica aumenta a atividade antitumoral da quimioterapia e induz uma resposta diferencial ao estresse no modelo de sarcoma-180”
PALAVRAS-CHAVES: Restrição calórica; quimioterapia; câncer; resposta diferencial ao estresse; sarcoma-180.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO:

A restrição calórica (RC) melhora os marcadores de saúde, estende a expectativa de vida e reduz  a carcinogênese em diversos tipos de câncer. Sua combinação com a quimioterapia promove  maior eficácia no tratamento, com o aumento da inibição do crescimento tumoral do Sarcoma 180 e reduz os efeitos adversos contra células saudáveis, oferecendo assim caminhos  promissores para melhorar o tratamento do câncer. Este estudo avaliou como a RC associada à  quimioterapia influencia mecanismos relacionados à atividade antitumoral, estresse oxidativo, ação  antioxidante, regulação do perfil lipídico e função hepática. Utilizando um modelo de camundongo  sarcoma-180, comparamos como a restrição calórica aumenta a eficiência e a seletividade do  tratamento quimioterápico contra o crescimento tumoral. A RC associada à quimioterapia revelou  melhora da atividade antitumoral, redução de efeitos adversos, como hematotoxicidade e  imunotoxicidade, e marcadores de estresse oxidativo. Além de promover o controle da invasão  celular, apoptose e resposta imune. Nossos resultados destacam a restrição calórica como uma  janela de oportunidade que retarda o crescimento tumoral, otimiza a eficácia da quimioterapia e  protege células saudáveis. A combinação aumenta a expectativa de vida em 80%, otimizando todo  o processo de tratamento e apoiam o potencial da RC como uma abordagem abrangente para o  tratamento do câncer, garantindo uma investigação mais aprofundada para o uso clínico.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2128442 - FELIPE CAVALCANTI CARNEIRO DA SILVA
Presidente - 2950101 - FRANCISCO LEONARDO TORRES LEAL
Externo ao Programa - 1952348 - GILMARA PÉRES RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 22/04/2024 17:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 23/06/2024 20:47