Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL JOSE PIO B TEIXEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL JOSE PIO B TEIXEIRA
DATA: 21/09/2015
LOCAL: Sala de aula PPGO
TÍTULO:

HIPOMINERALIZAÇÃO MOLAR-INCISIVO EM GÊMEOS MONO E DIZIGÓTICOS

PALAVRAS-CHAVES:

Esmalte hipomineralizado. Etiologia. Saúde bucal. Gêmeos.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia

A etiologia da Hipomineralização molar-incisivo ainda não foi elucidada. Acredita-se que seja multifatorial e que fator genético esteja envolvido. Estudos com gêmeos são importantes para investigar a possível influência da genética e dos fatores ambientais que agem durante a gestação na variação fenotípica da hipomineralização molar-incisivo. Este estudo observacional transversal tem como objetivo avaliar a possível correlação de hipomineralização molar-incisivo em pares de gêmeos mono e dizigóticos. A população do estudo será censitária, constituída por escolares gêmeos na faixa etária de 8 a 15 anos de Teresina-PI, Brasil. Serão coletados dados sociodemográficos e relacionados à saúde pré, peri e pós-natal  e realizado exame clinico dentário em posição simplificada por dois examinadores previamente treinados e calibrados (Kappa intraexaminador 1= 0,93; Kappa intraexaminador 2= 0,74; Kappa interexaminador=0,85) nas  instituições onde as crianças e os adolescentes estudam. A análise estatística será realizada utilizando-se o software SPSS versão 20.0 para Windows. Serão aplicados o teste Qui-quadrado e teste exato de Fisher para testar as associações e fazer comparações entre variáveis categóricas. Teste t de Student será utilizado para comparar as médias dos dentes afetados entre pares. Para avaliar concordância entre os pares de gêmeos mono e dizigóticos será aplicada correlação de Pearson ou de Spearman, caso o numero de pares com MIH seja menor que 30. A correlação entre pares de dentes afetados será verificada através do mesmo teste, utilizando tabelas dicotomizadas em 0 e 1. O nível de significância será fixado em 5,0%.

Externo à Instituição - ISABELA ALMEIDA PORDEUS - UFMG
Interno - 1301059 - MARCOELI SILVA DE MOURA
Presidente - 1790736 - MARINA DE DEUS MOURA DE LIMA
Externo à Instituição - MIRIAN PERPÉTUA PALHA DIAS PARENTE - UESPI