Banca de QUALIFICAÇÃO: ALESSANDRA NOLETO DE ALMEIDA NUNES LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALESSANDRA NOLETO DE ALMEIDA NUNES LIMA
DATA: 21/09/2015
LOCAL: Sala de aula PPGO
TÍTULO:

Obesidade e condição periodontal em adolescentes

PALAVRAS-CHAVES:

Obesidade, saúde bucal, periodontia.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia

Saúde bucal e obesidade têm como etiologias comuns, fatores relacionados a estilo de vida, como hábitos alimentares e fatores sócio econômicos. A nutrição é componente fundamental para a saúde bucal e tanto a alimentação como a nutrição tem influência direta na progressão das doenças orais. O objetivo desse estudo será verificar a associação entre condição periodontal, obesidade e hábitos alimentares em adolescentes obesos ou com sobrepeso.Será realizado um estudo observacional transversal com 550 escolares na faixa etária de 10 a 19 anos, na cidade de Teresina PI. Os dados serão coletados por meio de exames clínicos bucais utilizando-se o índice PSR para avaliação de alterações periodontais, exames antropométricos para avaliar obesidade e questionários com perguntas referentes ao perfil socioeconômico, fatores alimentares e estilo de vida. As análises estatísticas serão realizados no software estatístico SPSS® versão 20.0 com critério de significância estatística estabelecido de 5%, as variáveis contínuas serão apresentadas em média, desvio-padrão e/ou mediana e intervalo interqualítico, enquanto as variáveis qualitativas serão apresentadas em forma de percentuais (%). Será aplicado teste de Kolmorogov-Smirnov para verificar a normalidade das váriaveis de determinar que testes serão utilizados. Para verificar diferenças em duas médias será aplicado teste t de Student (dados paramétricos) e/ou teste Wilcoxon (dados não paramétricos). Para analisar correlação entre as variáveis será aplicado o índice de correlação de Pearson (paramétrica) e/ou Spearman (não-paramétrica).

Interno - 1960448 - GLAUBER CAMPOS VALE
Externo à Instituição - ISABELA ALMEIDA PORDEUS - UFMG
Externo ao Programa - 1167746 - REGILDA SARAIVA DOS REIS MOREIRA ARAUJO
Presidente - 1167660 - REGINA FERRAZ MENDES