Banca de DEFESA: WENDERSON DA SILVA DO AMARAL

DISCENTE: WENDERSON DA SILVA DO AMARAL
DATA: 27/10/2020
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Análise de superfície e micromecânica de placas de poliuretana com hidroxiapatita para fixação óssea.
PALAVRAS-CHAVES: Biomateriais. Óleo de Mamona. Fraturas Ósseas.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia

Diversos materiais têm sido estudados para técnica de fixação óssea em pacientes em fase de crescimento. Entre esses materiais, poliuretanas produzidas a partir de fontes naturais, como o óleo de mamona. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi analisar a topografia superficial e propriedades mecânicas de uma poliuretana derivada do óleo de mamona reforçada com hidroxiapatita (PU – Hap) para fixação óssea. Materiais e métodos: a produção da PU - Hap ocorreu na Universidade Federal do Piauí (Fismat/UFPI) segundo o modelo de Moura Neto et al. (2019). A análise da superfície da PU foi realizada por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), com tratamento e análise de imagens a partir do software ImageJ®, e as propriedades mecânicas obtidas pelo ensaio de microdureza Vickers e de tração. Resultados e Discussão: as imagens de MEV mostraram que a superfície da PU apresentava características importantes para materiais destinados a fixação óssea, como superfície irregular e porosa. A análise mostrou superfície com alternância de áreas com depressões e elevações de aproximadamente 80±100 µm, presença de poros de 12 µm de tamanho, importante para neoformação óssea, além de trincas e microfissuras. A análise de microdureza mostrou valores 0,42±1,01 HV para placas de PU – Hap, menores em relação a placa de PLGA, já comercializada no mercado, utilizadas como controle. O Módulo de elasticidade e tensão máxima de 317,4 MPa, e 35,57 MPa para amostra de PLGA, 1,187 MPa, e 0,29 MPa para amostra de PU – Hap, respectivamente, mostrando que os dois materiais são rúpteis em relação seu comportamento mecânico. Conclusão: A PU produzida possui boas propriedades de superfície, no entanto, sua utilização para técnica de fixação óssea, demanda melhores propriedades mecânicas.

Externo à Instituição - JOSE MILTON ELIAS DE MATOS - UFPI
Interno - 913.010.843-87 - PATRICK VERAS QUELEMES - UFPI
Interno - 2446301 - VALDIMAR DA SILVA VALENTE
Presidente - 423481 - WALTER LEAL DE MOURA