Banca de DEFESA: SÉRGIO LOBÃO VERAS BARROS

DISCENTE: SÉRGIO LOBÃO VERAS BARROS
DATA: 08/01/2021
LOCAL: Plataforma Zoom
TÍTULO: CONHECIMENTO CLÍNICO E LEGAL DE ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA SOBRE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
PALAVRAS-CHAVES: Resíduos de Serviços de Saúde; Gerenciamento de Resíduos; Estudantes de Odontologia
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia

O objetivo desse estudo foi avaliar o conhecimento clínico e legal de acadêmicos de Odontologia sobre o Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (GRSS). Trata-se de um estudo observacional transversal no qual um questionário foi respondido por 167 universitários. A variável dependente foi o conhecimento sobre GRSS, categorizado em baixo, moderado e alto através da análise de cluster hierárquico. As variáveis independentes foram: sociodemográficas, abordagem e ênfase sobre as normatizações em disciplina curricular, conhecimento sobre legislação e participação em evento científico sobre GRSS. Foi realizada análise descritiva dos dados, Teste de Tendência Linear e regressão logística multinomial múltipla. Variáveis com valor de p <0,05 foram consideradas significativas. Observou-se que 47,3% dos universitários obtiveram conhecimento alto, 21,6% moderado e 31,1% baixo. Acadêmicos de universidade particular e os que tiveram GRSS no curso apresentaram, respectivamente, 22,6 vezes (valor de p<0,001) e 4,8 vezes (valor de p=0,007) maior chance de ter conhecimento alto.  Concluiu-se que menos da metade dos participantes exibiram conhecimento alto sobre GRSS. Maior conhecimento foi associado a alunos de instituições particulares e os que tiveram GRSS em disciplina curricular.

Presidente - 423020 - CARMEM DOLORES VILARINHO SOARES DE MOURA
Externo ao Programa - 3041415 - KARLA ROVARIS DA SILVA
Externo à Instituição - MEIRE COELHO FERREIRA - UNICEUMA
Interno - 2446301 - VALDIMAR DA SILVA VALENTE